<b>OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO</b>

Autores

Palavras-chave:

Manifesto dos pioneiros, Manifesto dos educadores, LDB.

Resumo

OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO

 

Resumo: O artigo tem como objetivo a análise do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova / Reconstrução Educacional no Brasil – ao povo e ao governo e do Manifesto dos Educadores: Mais uma vez convocados, publicados respectivamente em 1932 e em 1959, além de verificar como o discurso presente nos documentos foi apropriado nos textos das Leis 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional. Buscou-se fazer, inicialmente, uma contextualização histórica dos fatos que antecederam a elaboração dos Manifestos, situando-os no espaço histórico e social a qual foram forjados, para que, posteriormente, fosse feita uma análise sobre seus conteúdos, explicitando suas principais ideias e posicionamentos. Da mesma forma, prosseguiu-se com a análise das Leis, explicando, em um primeiro momento, as etapas de suas elaborações e os fatos que antecederam suas publicações para só então fazer a análise de seus conteúdos, buscando relacioná-los com os Manifestos e identificar alguns pontos de convergência.

Palavras-chave: Manifesto dos pioneiros; Manifesto dos educadores; LDB.

 

THE MANIFESTS OF 1932 AND 1959 AND THEIR CONTRIBUTIONS TO THE GUIDELINES AND BASIS OF EDUCATION

 

Abstract: The article aims at an analysis of the Manifesto of the Pioneers of Educação Nova / Educational Reconstruction in Brazil - to the people and the government and to the Educators' Manifesto: Once again convened, published in 1932 and in 1959, besides verifying how the discourse Se Documents approved in the texts of Laws 4,024 of December 20, 1961 and 9,394 of December 20, 1996, which comply with the guidelines and bases of national education. It was tried to do, initially, a historical contextualization of the facts that preceded the elaboration of the Manifestos, situating them in the historical and social space for which they were forged, so that later they were made an analysis on its contents, explaining its main ideas positions. In the same way, it continued with the analysis of the Laws, explaining, in a first moment, how the stages of its elaborations and the facts that preceded its publications to make an analysis of its contents, seeking to relate them with the Manifestos and to identify points of convergence.

Key-Words: Manifesto of the pioneers; Manifesto of educators; LDB.

 

LOS MANIFESTOS DE 1932 Y 1959 Y SUS CONTRIBUCIONES PARA LAS DIRECTRICES Y BASES DE LA EDUCACIÓN

 

Resumen: El artículo pretende analizar el Manifiesto de los Pioneros de Educação Nova / Reconstrucción Educativa en Brasil - al pueblo y al gobierno y al Manifiesto de Educadores: Una vez más convocado, publicado en 1932 y en 1959, además de verificar cómo El discurso Se Documentos aprobados en los textos de las Leyes 4.024 de 20 de diciembre de 1961 y 9.394 de 20 de diciembre de 1996, que cumplen con las directrices y bases de la educación nacional. Se intentó inicialmente una contextualización histórica de los hechos que precedieron a la elaboración de los Manifestos, situándolos en el espacio histórico y social para el que fueron forjados, de modo que posteriormente se realizó un análisis de su contenido, explicando su Principales posiciones de ideas. De la misma manera, continuó con el análisis de las Leyes, explicando, en un primer momento, cómo las etapas de sus elaboraciones y los hechos que precedieron a sus publicaciones para hacer un análisis de sus contenidos, tratando de relacionarlos con los Manifestos y Para identificar puntos de convergencia.

Palabras clave: Manifiesto de los pioneros; Manifiesto de educadores; LDB.

Biografia do Autor

Virna Lumara Souza Lima, Universidade Federal do Acre

Virna Lumara Souza Lima é Licenciada em Letras/Português pela Universidade Federal do Acre-Ufac (2013). Foi voluntária do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), atuando em atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Letras. Exerceu o magistério na educação básica no Sistema Público de Ensino do Acre, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Rio Branco e da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) do Acre, atuando no Programa Projovem Urbano e em Escola de Ensino Fundamental, respectivamente. Atualmente, faz parte do quadro de servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Acre (Ufac)

Referências

AZEVEDO, Fernando. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932): a reconstrução educacional no Brasil ao povo e ao governo. Revista HISTEDBR On-Line. Campinas, n. especial, p. 188-204. ago. 2006.

___________. Mais uma vez convocados: Manifesto ao povo e ao governo (1959). Revista HISTEDBR On-Line. Campinas, n. especial, ago. 2006. p. 205-220.

BRASIL. Constituição (1934) Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1934. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao34.htm>. Acesso em 01 jan. 2017.

__________. Lei ° 9394, de 20 de dezembro de 1996. LDB: Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasíli, DF, 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 01 jan. 2017.

CUNHA, Luiz Antonio. A universidade temporã. Rio de Janieor: Edições UFC, 1980.

DIDONET, Vital. LDB dez anos depois: uma retrospectiva da ação legislativa. In: Brzezinski, Iria (Org.). LDB dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares. São Paulo:Cortez, 2008. p. 9-61.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. Filosofia e História da Educação Brasileira. São Paulo: Manole, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização – 3.ed. – São Paulo: Cortez, 2006.

PINO, Ivany. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação: a ruptura do espaço social e a organização da educação nacional. In: Brzezinski, Iria (Org.).LDB dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares. São Paulo:Cortez, 2008. p. 9-61.

ROMANELLI, O. História da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1991.

SANFELICE, José Luís. O Manifesto dos Educadores (1959) à luz da História. Educ. Soc., Campinas, vol 28, n. 99, p. 542-557, maio/ago. 2007

SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do “longo século XX” brasileiro. In: SAVIANI, Dermeval [et al.] O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

XAVIER, Libânea N. Manifestos, Cartas, Educação e Democracia.IN: GONDRA, J. G.; MAGALDI, A. M. (orgs). A reorganização do campo educacional no Brasil: manifestações, manifestos e manifestantes. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003, p.12-41.

Downloads

Publicado

2017-06-15

Como Citar

LIMA, V. L. S. &lt;b&gt;OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO&lt;/b&gt;. Communitas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 247–267, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1172. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua