LIVROS DO PNBE PARA CRIANÇAS: UM OLHAR SOBRE A ÉTICA

Michelle Thaís Moreschi, Eliete Jussara Nogueira

Resumo


A literatura é um caminho para a reflexão da ética no convívio social. Este trabalho apresenta uma pesquisa com livros do acervo do PNBE 2014, de uma escola do interior de São Paulo, que teve como objetivo identificar como os livros apresentavam a questão ética em suas histórias. Para tanto, foi utilizado como procedimento, um levantamento dos livros em prosa, selecionando-os por faixa etária e temática. Com a amostra definida, foi realizada uma análise de conteúdo aos moldes propostos por Bardin. Para a análise considerou-se a localização dos sentimentos do despertar do senso moral, a partir de suas relações interpessoais sob o ponto de vista ético, em relações com: a autoridade, entre pares e consigo mesmo. De maneira geral, os resultados apontam que os livros estão adequados à construção da ética apresentando sentimentos que podem contribuir para o “despertar do senso moral” como o amor, a confiança, a empatia e a generosidade.


Palavras-chave


Educação Infantil. Literatura. Ética.

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