<b>RESISTÊNCIA E MULTILETRAMENTO: POSSIBILIDADES OU SILENCIAMENTO</b>

Autores

  • Valda Inês Fontenele Pessoa Universidade Federal do Acre/Centro de Educação, Letras e Artes
  • Rossilene Brasil Muniz

Palavras-chave:

Multiletramento. Diversidade Cultural. Resistência.

Resumo

 

Resumo: As relações estabelecidas no espaço escolar, revelam narrativas que impossibilitam enxergar a pluralidade dos sujeitos e fenômenos, ocasionados pelas  marcas sociais e culturais dos grupos que lá adentram. É nesse espaço que se tem desenvolvido pesquisas sobre letramentos, podendo ser exploradas para resistir ao silenciamento imposto pelas políticas públicas de avaliação. Foi explorado a diversidade cultural dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Rio Branco-Acre, procurando evidenciar as atitudes leitoras dos alunos fora da escola e as práticas de ensino com a Língua Portuguesa. O artigo é resultante de uma pesquisa qualitativa, para a qual foi realizada entrevista semiestruturada com dez alunos; análise de descritores de competências, principal instrumento de orientação das práticas dos professores da escola e registros de observações. O diálogo analítico aconteceu, principalmente com as abordagens de Orlandi (2011); Street (2014); Veiga-Neto (2003), Rojo (2012); Ball (2002 e 2014) e Mainardes (2006). A análise indica que as possibilidades pedagógicas que exploram multiletramentos são restritas no trabalho docente.  

 

 


 

 

Biografia do Autor

Rossilene Brasil Muniz

Doutora em Didática de Línguas pela Universidade do Porto – Portugal (2013). Professora Associada da Universidade Federal do Acre, vinculada ao Centro de Educação, Letras e Artes, como docente dos cursos de graduação em Letras. 

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

PESSOA, V. I. F.; MUNIZ, R. B. &lt;b&gt;RESISTÊNCIA E MULTILETRAMENTO: POSSIBILIDADES OU SILENCIAMENTO&lt;/b&gt;. Communitas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 452–469, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1465. Acesso em: 28 mar. 2024.