<b>UM BRASILEIRO EM TERRAS IORUBAS</b>

Autores

  • Israel Valente Universidade de Barcelona

Resumo

As formas de resistências que os seres humanos desenvolvem são imemoriais. Entretanto, a própria ação de oferecer, as forcas exógenas ao nosso meio são muitas vezes sutis e demandam alguma “prepararão”, para que os não iniciados compreendam o que esta lá explicito, a resistência.  Ler estas palavras não escritas, mas muitas vezes implícitas, requer, primeiro a vontade de saber, pois já se busca uma resposta não tão óbvia. Contudo, ocorre, muitas vezes, outro problema na tentativa der “ver” a resistência. Por estar tão obviamente exposta, já não é notada; por ser tão grande, já não se pode ver pois está em todos os lados, em todas as direções, nos perfurando. Como fruto de uma viagem, estas colagens foram feitas durante um período de viagem de investigação na Nigéria. Tento reler imagens repletas de significados que mostram as diferentes facetas das formas de resistir a um mundo que muitas vezes nos impõe normas culturais, religiosas e econômicas desiguais ou simplesmente forasteiras.

Biografia do Autor

Israel Valente, Universidade de Barcelona

Israel Valente e doutorando brasileiro residente em Berlin, vinculado ao Departamento de Antropologia Cultural, História da América e África da Universidade de Barcelona

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

VALENTE, I. &lt;b&gt;UM BRASILEIRO EM TERRAS IORUBAS&lt;/b&gt;. Communitas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 550–552, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1502. Acesso em: 29 mar. 2024.