<b>LICENCIANDOS, FORMADORES E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: DIÁLOGOS EM PRÁTICAS NO ESTÁGIO</b>

Autores

  • Valéria Risuenho Marques UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Maricilda Nazaré Raposo de Barros
  • Isabel Cristina Rodrigues de Lucena

Palavras-chave:

Professores em Formação Inicial – Professores da Educação Básica – Saberes da docência

Resumo

Este artigo trata da formação inicial de professores e se propõe a discutir as potencialidades de interlocução entre atores da formação inicial e professores que atuam na formação continuada de professores alfabetizadores. Para tanto, apropria-se de uma concepção de formação na perspectiva da necessidade de saberes que coadunem a experiência, o conhecimento e os saberes pedagógicos. Como parte empírica, discute-se excertos de uma oficina realizada no âmbito da disciplina Estágio Temático, com ênfase na matemática, para uma turma de alunos do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Os excertos analisados indicam potencialidades do diálogo entre professores em formação inicial e professores que atuam na formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Belém.

Biografia do Autor

Valéria Risuenho Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutora em Educação em Ciências e Matmeática pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Docente do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências,  Matemática e Linguagens  da Faculdade de Educação Matemática e Científica do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará/

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012a.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: ludicidade na sala de aula

Brasília: MEC, SEB, 2012b.

BRIZUELA, Bárbara. Desenvolvimento matemático na criança: explorando notações. Porto Alegre: Artmed, 2006.

COSTA, L. de F. M. da. Vivências Autoformativas no Ensino de Matemática: vida e formação em escolas ribeirinhas. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém/PA, 2015.

COSTA, L.; LUCENA, I. Écouter, dialoguer, former et s’autoformer pour l’enseignement scolaire. In: Présences - Revue transdisciplinaire d’étude des pratiques psychosociales. Université du Québec à Rimouski, Vol. 10, p. 135-149, 2017. Disponível em: <https://www.uqar.ca/uqar/universite/a-propos-de-luqar/departements/psychosociologie_et_travail_social/preesences_vol10.pdf#page=135> Acesso em: 28 jan 2018.

GOPNIK, Alison. Scientific Thinking in Young Children: Theoretical Advances, Empirical Research, and Policy Implications. Science 337, 1623 (2012).

LOPES, C. E. NACARATO, A. M. (Orgs.). Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MACHADO JÙNIOR, A.; GONÇALVES, T. Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA: memórias institucionais de um processo de implantação de curso. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática. V.12 (24), p.115-139, Jan-Jul 2016.

MARQUES, V. R. Alfabetização Matemática: uma concepção múltipla e plural. Tese Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Pará, Belém/PA, 2016.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividades docentes. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Saberes da Docência).

PARAHYBA, B.; GOLDSCHMIDT, A. Sabores docentes: relato reflexivo da experiência de estágio na construção da imagem docente. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.13 (26), p. 22-40, Jan-Jun 2017. Disponível em: Acesso em: 28/01/2018.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM. Programa de Formação de Professores: sequência didática. Belém: SEMEC/ECOAR, 2011.

Downloads

Publicado

2018-06-02

Como Citar

MARQUES, V. R.; RAPOSO DE BARROS, M. N.; RODRIGUES DE LUCENA, I. C. &lt;b&gt;LICENCIANDOS, FORMADORES E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: DIÁLOGOS EM PRÁTICAS NO ESTÁGIO&lt;/b&gt;. Communitas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 23–40, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1607. Acesso em: 29 mar. 2024.