<b>VIRAGEM PARADIGMÁTICA: NOTAS SOBRE O PERÍODO EXTRACLASSE

Autores

  • Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé
  • Clarissa Moura Quintanilha Faculdade Cnec- Ilha do Governador

Palavras-chave:

Formação de professores Extraclasse, Viragem Paradigmática, Políticas de Formação,

Resumo

O presente artigo busca refletir algumas questões apontadas sobre a incorporação do período extraclasse docente como momento formativo, introduzindo como jornada de trabalho os atos de: Planejar, Estudar e Avaliar. Nesse sentido, a proposta de Kenneth Zeichnner (1993) do professor-pesquisador/professor-reflexivo, no entendimento de que o contato com o campo possibilita uma avaliação sobre sua prática e de novas possibilidades de atuação, apontam para uma viragem paradigmática na educação. Desta forma, pautamos o trabalho no levantamento do Plano Nacional de Educação (PNE), na Lei 13.005 de 25 de junho de 2014, no Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do Magistério e na Lei 11.738 de 16 de julho de 2008, na busca pela discussão legal que conceitua os novos rumos da formação de professores dando enfoque em sua permanente construção. Haja visto que, nesta análise, a categoria docente é tida como sujeitos em permanente processo de aprendizagem e construção de sua práxis.

Biografia do Autor

Clarissa Moura Quintanilha, Faculdade Cnec- Ilha do Governador

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ). Possui graduação em licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade do Estado Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores- UERJ/ FFP (2011) e em Psicologia (bacharelado) pela Faculdades Integradas Maria Thereza- FAMATH/ RJ (2016). Tem especialização no campo da Arteterapia e Expressões Criativas pela Faculdade das Ciências e da Saúde de São Paulo- FACIS IBEHE/ SP (2013) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdades Integradas Maria Thereza- FAMATH/ RJ (2015). Estudante do curso de Filosofia (bacharelado e licenciatura) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Também está em formação em Terapia de Casal e Família ministrada pelo Centro de Atendimento e Aperfeiçoamento em Psicologia- CAAPSY/ RJ. Atualmente é professora em regime parcial da Faculdade CNEC Ilha do Governador dos cursos de Pedagogia, Engenharia e Administração. Pesquisa o campo da Educação, dialogando com as narrativas docentes, a abordagem (Auto)Biográfica, a formação transdisciplinar do professor, a teoria da complexidade e a psicologia analítica. É membro dos Grupos de pesquisa: "Formação de Professores, Processos e Práticas Educativas", coordenado por Helena Amaral Fontoura da FFP/UERJ e "Cultura, Subjetividade, Linguagem e Educação", coordenado por Maria Lucia de Abrantes Fortuna

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Publicado

2018-06-02

Como Citar

ALVARENGA, J. G. de M. P.; QUINTANILHA, C. M. &lt;b&gt;VIRAGEM PARADIGMÁTICA: NOTAS SOBRE O PERÍODO EXTRACLASSE. Communitas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 194–206, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1876. Acesso em: 19 abr. 2024.

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