DIALOGANDO COM AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE RIO BRANCO: NAS VOZES DOS ALUNOS

Autores

  • Alexandra da Silva Gonçalves Universidade Federal do Acre
  • Enilson da Silva Gonçalves Universidade Federal do Acre
  • Susana Aparecida Ferreira Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Questões étnico-raciais. Escolas do Ensino Fundamental II. Vozes dos alunos. Observatório de Discriminação Racial

Resumo

A escola não tem como superar o racismo de um momento para outro, como bem afirma Cavalleiro (2002). Ao passo que é necessário compreender os problemas sociais existentes, seja na representação cultural ou étnica.  Nessa questão, a escola tem o papel de dialogar e mediar tal processo. Dessa maneira, o presente estudo trata de um diálogo com as questões étnico-raciais em todas as escolas do Ensino Fundamental II de Rio Branco, nas quais as discussões levantadas durante o desenvolvimento desta pesquisa serão analisadas a partir da perspectiva dos alunos dos 5º aos 9º anos. Dialogando com autores que tratam sobre as questões raciais como, Cavalleiro (2001), que traz questões sobre o ambiente escolar, Munanga (2005), que apresenta conceitos sobre raça, etnia e outros e Gomes (2005), com um histórico da educação étnico – racial, entre outros. A relevância desse trabalho está na possibilidade de discutir as relações étnico-raciais no ambiente escolar, entender o que já está sendo feito, o que não está e o que ainda é possível fazer, ainda, o que pode ser aperfeiçoado. O objetivo proposto neste estudo consiste em analisar como se dão as relações étnico-raciais em sala de aula a partir da análise de questionários aplicados pelo Observatório da Discriminação Racial do Acre. A partir de tal objetivo, intentamos responder as seguintes perguntas de pesquisa: quem são os alunos; a educação para as relações étnico-raciais: vozes dos alunos; alguns fatores que contribuem para a manutenção do racismo em sala de aula. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo do tipo explicativa (GILL, 2002), com abordagem quantitativa e qualitativa. Esta pesquisa parte das ações do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre – ODR/AC com da capacitação de pesquisadores, pesquisa de campo e análise dos dados coletados, nas Escolas do Ensino Fundamental II de Rio Branco, uma vez que segundo Gil (2008), é necessário que se conheça a realidade, para o das coisas. Espera-se com este estudo, divulgar as pesquisas realizadas pelo Observatório, bem como conhecer de que maneira algumas políticas de promoção da igualdade racial estão sendo trabalhadas nas escolas, como forma de promoção da igualdade racial e combate ao racismo.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECAD/ME, 2004.

CAVALEIRO. Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: Repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001b, p. 141 -160.

FREYRE, Gilberto. “Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal”. São Paulo: Global, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03 /Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. – Brasília :Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

_______, Nilma Lino.Educação e Relações Raciais: refletindo sobre algumas estrategias de atuação. In. MUNANGA, Kabengele. (org.). Superando o Racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p.145 a 156.

MUNANGA, Kabengele. (org.). Superando o Racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

SILVA, Beatriz Gonçalves e Silva Petronilha. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 489-506, set./dez. 2007.

Downloads

Publicado

2018-08-18

Como Citar

Gonçalves, A. da S., Gonçalves, E. da S., & Ferreira, S. A. (2018). DIALOGANDO COM AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE RIO BRANCO: NAS VOZES DOS ALUNOS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 1(1), 2–16. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/1986