ANÁLISE DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA ÁFRICA OFERTADA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Autores

  • Maria Rosana Lopes do Nascimento Universidade Federal do Acre
  • Flávia Rodrigues Lima da Rocha Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Curso de História. História da África. Ensino de História.

Resumo

Este trabalho pretende fazer uma análise da disciplina de História da África, ofertada nos cursos de História da Universidade Federal do Acre – UFAC. Vários fatores contribuíram para pensar a disciplina de História da África, como o ano em que passa a ser ministrada, a partir de 2004, um ano após a lei 10.639/2003 entrar em vigor alterando o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB/1996, que obriga os “estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, ministrarem assuntos referentes à História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, entre esses conteúdos, lecionar História da África e falar da sua contribuição para a sociedade.” Desde 2004 os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de História, Licenciatura e Bacharelado, sofreram algumas alterações, desde ementas, cargas horárias, exclusão de disciplinas e inclusão de outras, contudo a disciplina de História da África não sofreu nenhuma alteração no decorrer desses anos, o que não significa não ter sofrido mudanças na forma de ministração/abordagens e em suas situações de aprendizagens. Larkin (2008) nos traz evidências de que o primeiro homem migrou da África para outros continentes, deixando em cada homem na atualidade vestígios desse marco científico, no que diz respeito ao ensino de História, Bittencourt (2011) nos dá o suporte necessário para a discussão. Como metodologia utiliza-se a análise de Projetos Políticos Pedagógicos, conversas informais com outras professoras que já ministraram a disciplina e leituras bibliográficas. Ensinar história é perpassar temporalidades, não se deter a um só local de conhecimento, um só saber. Valorizar a História da África e seus sujeitos é manter viva uma história que faz parte de todos os continentes, assim como, dar visibilidade as primeiras civilizações e grandes reinos que a história europeia tentou apagar por séculos, sobretudo, contribuir para a formação de professores capazes de perceber a importância desse continente chamado “África”. 

Referências

AJAYI, J. F. Ade (Org.). História Geral da África VI: África do século XIX à década de 1880. Brasília: UNESCO, 2010. 1032p. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000323.pdf Acessado: fevereiro/2012.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2 Ed. São Paulo. Cortez, 2011.

DOWBOR, Ladislau. Guiné-Bissau – a busca da independência econômica. São Paulo: Brasiliense, 1983.

DUSSEL, Enrique. 1492: O encobrimento do outro. Editora Vozes, 1993.

EL FASI, Mohammed (Org.). História Geral da África III: África do século VII ao XI. Brasília: UNESCO, 2010. 1056 p. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000320.pdf Acessado: fevereiro/2012.

FAGE, J. D. História da África. Lisboa: Edições 70, 1995.

FIGUEREDO, Luciano (Org.) Raízes africanas. Rio de Janeiro: Sabin, 2009.

GIORDANI, Mário Curtis. História da África: anterior aos descobrimentos- Idade moderna 1. 2ª ed., Petrópolis: Vozes, 1985.

KI- ZERBO, Joseph. História da África negra. Francisco Lyon de Castro: Viseu, 1972, v.1, v.2.

______ (Org.). História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África. 2ª ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010. 992p. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000318.pdf Acessado: fevereiro de 2012.

LOVEJOY, Paul E. A escravidão na África: uma história de suas transformações. Tradução: Regina. A R. Bhering e Luís Guilherme B. Chaves. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. 497p.

M’BOKOLO Elikia. África Negra: História e civilizações. Tomo I (até o século XVIII). Tradução: Alfredo Margarido. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Casa das Áfricas, 2009.

NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.). A matriz africana no mundo. São Paulo: Selo Negro, 2008. (Sankofa: matrizes africanas da cultura brasileira).

SERRANO, Carlos; WALDMAN, Maurício. Memória d’África: a temática africana em sala de aula. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2018-08-18

Como Citar

do Nascimento, M. R. L., & Lima da Rocha, F. R. (2018). ANÁLISE DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA ÁFRICA OFERTADA NOS CURSOS DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 1(1), 116–126. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/1998