DO SILÊNCIO DO LAR AO SILÊNCIO ESCOLAR: RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ivanete Silva de Souza União Educacional do Norte
  • Leonam Elifas Leite De Souza Universidade Federal do Acre
  • Letícia Thaynã de Queiroz Alves Universidade Federal do Acre
  • Luís Augusto Nobre De Souza Mendes Universidade Federal do Acre
  • Vanessa Pacifico Do Vale Universidade Federal do Acre

Resumo

Esta obra é fruto da pesquisa de mestrado da autora Eliane dos Santos Cavalleiro, apresentada a banca de defesa da Universidade de São Paulo no ano de 1998.

No segundo semestre de 1995, Eliane Cavalleiro ingressa no Núcleo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro, da Universidade de São Paulo (NEINB-USP) somado a sua experiência profissional em uma escola de educação infantil por mais de quatro anos, onde conviveu diariamente com crianças de quatro a seis anos. Essa experiência permitiu que a autora identificasse que nessa faixa etária, as crianças negras já apresentam uma identidade negativa em relação ao grupo étnico ao qual pertencem e a partir dessas experiências foi que surgiu a ideia da pesquisa.

A pesquisa traz como tema a compreensão da socialização, no que se refere às relações étnicas estabelecidas no espaço da pré-escola e no ambiente familiar. Supondo que a criança negra, desde a educação infantil, está sendo socializada para o silêncio e para a submissão.

A obra trata a necessidade da discussão das relações étnicas para a promoção de uma educação igualitária e compromissada com o desenvolvimento do futuro cidadão. Sendo que a falta dessas discussões, pode ocasionar a existência de preconceito e discriminação étnica, dentro da escola, o que confere a criança negra a incerteza de ser aceita por parte dos professores e alunos. Mostrando assim, o silenciamento que existe, por parte da família, que com o intuito de proteger a criança, adia o contato com o racismo da sociedade e as dores dele decorrente e também por parte da escola, através do seu corpo docente, que além de cometer práticas racistas, na maioria dos casos, nada fazem quando são informados sobre tais práticas. O que resta para a criança somente o seu silenciamento.

Referências

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do Silêncio Do Lar Ao Silêncio Escolar: Racismo, Preconceito E Discriminação Na Educação Infantil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

Downloads

Publicado

2018-08-18

Como Citar

de Souza, I. S., Leite De Souza, L. E., Alves, L. T. de Q., De Souza Mendes, L. A. N., & Do Vale, V. P. (2018). DO SILÊNCIO DO LAR AO SILÊNCIO ESCOLAR: RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 1(1), 137–146. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/2000