O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA BIÊNIO (2014/2015) – UFAC

Autores

  • Alexandre de Melo Pereira Licenciado em Educação Física
  • Adriane Corrêa da Silva Universidade Federal do Acre http://orcid.org/0000-0003-4994-227X
  • Eliane Elicker Universidade Federal do Acre

Resumo

Introdução: O presente trabalho vem dar continuidade as investigações das intervenções do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, junto a seus bolsistas do curso de Licenciatura em Educação Física da UFAC. Este trabalho trata do processo de formação dos bolsistas PIBID do curso de Educação Física no biênio 2014-2015. Questão de Pesquisa: Qual a contribuição do PIBID biênio (2014/2015) para a formação dos bolsistas do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Acre - UFAC? Questões a investigar: Qual a influência do PIBID no dia a dia do bolsista ao cursar as disciplinas da grade curricular do curso? Quais as oportunidades e obstáculos encontrados pelos bolsistas do PIBID na prática pedagógica? Como está o conhecimento do bolsista sobre a realidade escolar?  Objetivos: O objetivo geral foi o de descrever a contribuição do PIBID biênio (2014/2015) para a formação dos bolsistas do curso de licenciatura em educação física.  E os específicos foram: Identificar a influência do PIBID no dia a dia do bolsista ao cursar as disciplinas da grade curricular do curso. Relacionar as oportunidades e obstáculos encontrados pelos bolsistas do PIBID na prática pedagógica. Metodologia: Esta pesquisa está baseada em um estudo de caso de caráter avaliativo, ou seja, neste estudo, o pesquisador fica atento para avaliar o mérito de alguma prática ou programa, neste caso o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, biênio 2014-2015. Esta técnica é utilizada em várias áreas no campo da educação e nas ciências da saúde, sendo o estudo de caso caracterizado como pesquisa descritiva. O público alvo foi 20 bolsistas, sendo a amostra de 17 bolsistas/acadêmicos. Destes tivemos nove do sexo masculino, com idade entre 19 a 25 anos e oito do sexo feminino com idade entre 19 a 35 anos. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado um questionário fechado. Análise e Discussão dos Dados: Observamos diante desta pesquisa, a satisfação dos alunos em participar das diversas atividades propostas. Dos 17 bolsistas entrevistados, referente ao processo de formação de professores dentro PIBID 100% responderam que concordam com a valorização dos cursos de formação de professores através do programa. As disciplinas pedagógicas são melhores aproveitadas através da participação no PIBID, segundo 15 bolsistas participantes da pesquisa 89,24% concordam com esta afirmação. Considerações Finais: Concluímos que o programa de iniciação a docência representa um importante espaço formativo e que propicia a antecipação da experiência docente, incidindo sobre a construção da identidade docente desses acadêmicos.

Biografia do Autor

Alexandre de Melo Pereira, Licenciado em Educação Física

Licenciado em Educação Física pela UFAC

Ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Educação Física/UFAC

Adriane Corrêa da Silva, Universidade Federal do Acre

Formação: Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2000), Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e Mestrado em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2005). Experiências: Coordenação de Curso de Educação Física, Comissão Própria de Avaliação e Gestão educacional. Temáticas de atuação: Corpo, Cultura e Sociedade e Formação de Professores em Educação Física e Saúde. Vínculo: Professora do Centro de Ciência da Saúde e do Desporto/CCSD da Universidade Federal do Acre - UFAC - Área de atuação: Prática e Ensino de Educação Física na Educação Básica. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Cultura do Corpo, Educação Física, Saúde e Lazer e do Grupo Educação à distância e Tecnologias Educacionais da UFAC/AC.

Eliane Elicker, Universidade Federal do Acre

Professora Mestre da Universidade Federal do Acre - UFAC. Centro de Ciência da Saúde e do Desporto – CCSD. Pesquisadora do Grupo: Laboratório de Estudos e Pesquisas da Cultura do Corpo,                             Educação Física, Saúde e Lazer.                   Pesquisadora do Grupo Educação a distância e  Tecnologias Educacionais.                                                  Pesquisadora da Rede CEDES  ACRE.

Referências

SILVA, G.B da. A Contribuição do PIBID Biênio 2012-2013 para formação dos bolsistas do Curso de Licenciatura em Educação Física – UFAC.2014. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da Universidade Federal do Acre.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid> Acesso em: 08 dez. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Edital Nº. 001. Brasília, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 38 de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União, n. 239, seção 1, p. 39, 2007.

THOMAS, J.R; NELSON, J.K. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Decreto Presidencial Nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Disponível em <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 22/11/2012. [2009]

SACRISTÁN, J.G; PÉREZ GÓMES, A. Compreender e transformar o ensino. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

DARIDO, S. C. Teoria, Prática e Reflexão na Formação Profissional em Educação Física. Revista Motriz, volume 1, n. 2, 124-128, Dezembro, 1995.

CANÁRIO, R. A prática profissional na formação de professores. In: CAMPOS, B. P. Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, 2001.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

CAETANO, A.P. Dilemas dos Professores. In: ESTRELA, M. T. Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

EDUARDO, Emanoel Junio. O Papel Do Pibid na Ótica dos Licenciandos –Bolsistas – Um estudo de Caso. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4084/7/2012_EmanoelJunioEduardo.pdf> Acesso em: 18 jan. 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

de Melo Pereira, A., Corrêa da Silva, A., & Elicker, E. (2017). O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA BIÊNIO (2014/2015) – UFAC. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1033

Edição

Seção

Relatos de Experiência