A INTERNET NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NO SUBPROJETO DE QUÍMICA DO PIBID/UFMT

Autores

  • Gahelyka Aghta Pantano Souza Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Irene Cristina de Mello UFMT

Resumo

A utilização de tecnologias de informação e comunicação há alguns anos tem se tornado uma ferramenta fundamental no cotidiano da sociedade mundial. Com isso a facilidade de acessos à informação sobre todos os assuntos tornou-se muito maior, principalmente no âmbito educacional. O ensino de Química possui um importante papel na formação do cidadão, se propondo a trabalhar a formação crítica dos indivíduos com os quais se relaciona diante do atual contexto social e cultura que essa geração vivência, e a utilização das tecnologias da informação e comunicação possuem um importante papel nesse processo. De maneira que o processo de ensino-aprendizagem seja realizado por meio de metodologias organizadas e planejadas, onde existam possíveis abordagens de conceitos químicos expressivos ao aluno, os quais poderão ser trabalhados através de materiais didáticos que poderão ser estruturados a partir de temas sociais, essa atividade pode ser aplicada dentro e fora do âmbito escolar, de modo que a aula não se dê apenas dentro das quatro paredes do espaço escolar. A sala de aula é considerada um espaço aberto ao conhecimento e a construção do mesmo, onde o aluno se torna o centro e o foco principal em todo o processo de construção. Com está perspectiva os objetivos principais deste trabalho se voltam a investigar como se dá a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no subprojeto Química/PIBID, por meio dos discentes do curso de Química participantes do projeto, os quais se encontram em processo de formação inicial. Sendo assim a visões metodológicas adotada foram capazes de proporcionar uma efetiva resposta ao se trabalhar os conhecimentos sobre a Internet e seus recursos. Entretanto considera-se fundamental que o ensino de Química por meio do uso das novas tecnologias (Internet e seus recursos) possa desempenhar uma formação docente e cidadã.

Biografia do Autor

Gahelyka Aghta Pantano Souza, Universidade Federal do Acre - UFAC

Professora efetiva da Universidade Federal do Acre - UFAC, na área de Ensino de Química. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Atuando principalmente com a Formação de Professores de Química, Ensino de Química, Ensino de Ciências e Materiais Didáticos.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

Souza, G. A. P., & Mello, I. C. de. (2017). A INTERNET NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NO SUBPROJETO DE QUÍMICA DO PIBID/UFMT. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1120

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses