ALGORITMO: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE O ENSINO DE ALGORITMO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marilyn Aparecida Errobidarte Matos IFMS
  • Márcio Osshiro IFMS

Resumo

Algoritmo é uma disciplina introdutória em cursos de programação na qual o aluno desenvolve o pensamento computacional na resolução de problemas. O estudo de algoritmo faz parte de várias ementas de cursos de graduação, porém com a implementação de cursos técnicos em informática na Rede Federal de Ensino  a disciplina Algoritmo também passou a fazer parte do currículo do ensino médio, assim a forma de abordar o conteúdo dessa disciplina deve ser revista, pois o público é outro. Buscando encontrar estudos que tratam do processo de ensino-aprendizagem da disciplina Algoritmo para alunos do ensino médio, foi efetuado um mapeamento sistemático utilizando a ferramenta de busca Google Acadêmico. Neste trabalho foram relacionados os principais problemas que motivaram os estudos selecionados, um levantamento das tecnologias empregadas nesses estudos para o contexto do ensino médio, e o levantamento das principais teorias e técnicas empregadas nos estudos primários selecionados. O resultado desta pesquisa pode ser utilizado como fonte de informação onde se encontram os possíveis estudos na área, bem como fonte para pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Marilyn Aparecida Errobidarte Matos, IFMS

Professora de Metodologia da Pesquisa, Ensino técnico e tecnológico - IFMS e Professora colaboradora do Ensino de Ciências da UFMS

Márcio Osshiro, IFMS

Professor de Algoritmo, Ensino técnico e tecnológico - IFMS

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Publicado

2017-07-17

Como Citar

Matos, M. A. E., & Osshiro, M. (2017). ALGORITMO: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE O ENSINO DE ALGORITMO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1162

Edição

Seção

Artigos de Revisão