INFLUÊNCIA DA EQUOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO DE AUTISTAS NO CENTRO DE EQUOTERAPIA PASSO AMIGO EM PORTO VELHO - RO

Autores

  • Cleber Guidini de Oliveira União das Escolas Superiores de Rondônia – UNIRON, Porto Velho – RO.
  • Kayena Delaix Zaqueo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, Campus São Vicente. Centro de Referência de Jaciara, Jaciara – MT. http://orcid.org/0000-0002-1017-0076

Resumo

A Equoterapia é definida como um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Um dos transtornos invasivos do desenvolvimento mais conhecidos é o autismo, que se caracteriza por disfunções em nível das capacidades físicas, sociais e linguísticas, além de anormalidades no relacionamento com objetos, eventos e pessoas.  Com a execução do trabalho objetivou-se avaliar a influência da equoterapia no desenvolvimento de autistas praticantes de equoterapia no Centro de Equoterapia Passo Amigo. Todos os pais de autistas praticantes de equoterapia na instituição foram entrevistados e demonstraram ter percebido melhoras no comportamento de seus filhos após o início da terapia com cavalos.

Palavras-chave: Tratamento, Equoterapia, Autismo, Centro de Equoterapia Passo Amigo.

Referências

FERREIRA, F. A Intervenção da Equoterapia na Reabilitação Promovendo Habituação e Compensação do Sistema Vestibular. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Católica de Goiás – UCG. 2003.

NÓVOA, A., FONTES, C,E., DIAS, R,P. Atuação da Equoterapia na Espondilite Anquilosante. RevBrasReumatol, v. 45, n. 2, p. 17-18, mar/abr 2005.

ANDE-BRASIL. Associação Nacional de Equoterapia. Disponível em: , [Acesso em 06 de Dez 2016]. 1999.

BRASIL, Câmara dos Deputados. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=561003>. [Acesso em 20 de Dez 2016]. 2012.

CITTÉRIO, D. Os exercícios de neuromotricidade no quadro das hipóteses de reabilitação neuroevolucionística.In Coletânea de Trabalhos, 1º Congresso Brasileiro de Equoterapia. p. 35-42. Brasília, DF: ANDE/BRASIL, 1999.

MEDEIROS, M. e DIAS, E. Equoterapia: bases e fundamentos. Rio de Janeiro: Revinter, 2002.

AARONS , M. E GITTENS , T. O manual do autismo: um guia parapais e profissionais. London: Routledge , p. 15 -16 , 1992.

FRITH, U. Autismo: Explicando o enigma. Oxford. 1996.

MERCADANTE, M. T., GAAG, R. J. V., E SCHWARTZMAN, J. S. Transtornos invasivos do desenvolvimento não-autísticos: Sindrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância e transtornos invasivos do desenvolvimento sem outra especificação. RevBrasPsiquiat, 28(supl. I), S12-S20. 2006.

LERMONTOV, T. Psicomotricidade na equoterapia. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2004.

UZUN, A. L. L. Equoterapia – Aplicação em Distúrbios do Equilíbrio, 1 ed. Editora

Vetor. São Paulo, 2005.

BUENO R.K., MONTEIRO M.A, Artigo: Prática do Psicólogo no contexto interdisciplinar da Equoterapia. Vivências, RevEletExtURI, v. 7, n. 13, p. 172-178, 2011.

SCHELBAUER, C. R. e PEREIRA, P. A. Os efeitos da equoterapia como recurso terapêutico associado com a psicomotricidade em pacientes portadores de Síndrome de Down. SaúdeMeioAmbiente. v. 1, n. 1, jun. 2012.

TOIGO, T.; LEAL-JÚNIOR, E. C. P. E ÁVILA, N. O uso da equoterapia como recurso terapêutico para melhora do equilíbrio estático em indivíduos da terceira idade. RevBrasGeriatrGerontol. 11(3):391-403. 2008.

FRAZÃO, T. Equoterapia: recurso terapêutico em discussão. O COFFITO, Brasília, n. 11, p. 4-8, jun. 2001.

BARRETO, F.; GOMES, G.; SILVA, I.A.S.; GOMES, A.L.M. Proposta de um programa multidisciplinar para portador de Síndrome de Down, através de atividades da equoterapia, a partir dos princípios da motricidade humana. Rio de Janeiro: 2007.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

de Oliveira, C. G., & Zaqueo, K. D. (2017). INFLUÊNCIA DA EQUOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO DE AUTISTAS NO CENTRO DE EQUOTERAPIA PASSO AMIGO EM PORTO VELHO - RO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1179

Edição

Seção

Ensaio Acadêmico