A ÉTICA NO ENTENDIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM

Autores

  • Maria Izabele de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM
  • Daniel Richardson de Carvalho Sena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM
  • Vitor Padilha Gonçalves Professor de Informática- IFAM/CPRF

Resumo

RESUMO: Este artigo é resultado de uma pesquisa de iniciação científica que teve por objetivo compreender o significado da Ética no entendimento de estudantes de sexto (6º) ano do Ensino Fundamental. Seus objetivos específicos consistiram em conhecer a opinião dos estudantes sobre o significado e a importância da Ética e analisar as implicações sobre o valor dispensado à Ética pelos respectivos estudantes. Sua realização ocorreu mediante a submissão e aprovação junto ao Comitê de Ética na Pesquisa (CEP) competente. Foram aplicados questionários a oito turmas de três escolas. Os resultados demonstraram que um número significativo dos participantes não sabe o que significa Ética e que assuntos abrangendo o tema não costumam ser discutidos no ambiente escolar. Estima-se que este estudo possa contribuir para se ter um reflexo sobre o entendimento do significado e da importância da Ética na visão de estudantes de Ensino Fundamental, além servir de base para estudos posteriores que tenham como objeto a temática em pauta.

 

Palavras-chave: Ética. Valor. Entendimento. Ensino Fundamental.

 

Biografia do Autor

Maria Izabele de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Discente do curso técnico de Eletrotécnica IFAM/CPRF

Daniel Richardson de Carvalho Sena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Professor de Filosofia - IFAM/CPRF - Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Vitor Padilha Gonçalves, Professor de Informática- IFAM/CPRF

Professor de Informática- IFAM/CPRF - Mestre em Informática

Referências

REFERÊNCIAS

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos – Ética. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 3. Ed. - São Paulo: Atlas, 1991.

VALLS, Álvaro. O que é Ética. 9ª Ed. São Paulo, Brasiliense, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em > http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm >. Acesso em 21.04.2017.

UNESCO. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão de Educação para o Século XXI. 1996. Disponível em: < http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000046001-000047000/000046258.pdf>. Acesso em: 19/06/ 2017.

ANTUNES, Celso. Trabalhando Valores em Atitudes nas séries iniciais: para crianças de seis a dez anos de idade. Petropolis, RJ, Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

de Almeida, M. I., Sena, D. R. de C., & Gonçalves, V. P. (2017). A ÉTICA NO ENTENDIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1297

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas