TÓPICOS DE FÍSICA ESTUDADOS NO ENSINO MÉDIO POR INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

Autores

  • Bianca Martins Santos Universidade Federal do Acre
  • Silvana da Silva Costa Universidade Federal do Acre

Resumo

A docência em Física durante o Ensino Médio no Estado do Acre enfrenta desafios de diferentes origens, como em todo o Brasil. Neste sentido, a presente pesquisa centrou-se em identificar se os graduandos ingressantes no curso de licenciatura em física na UFAC no período 2017/1, em sua grande maioria residentes no Acre, estudaram durante o ensino médio, todos os temas propostos pelos PCN de física. Os resultados apontam que dois temas em particular foram estudados pelos pesquisados, a saber, Movimentos: variações e conservações e Calor, ambiente e usos de energia. Verificou-se que os graduandos reconhecem como principal dificuldade em compreender física a interpretação do enunciado das questões. Investigamos ainda motivação que os levaram a cursar a graduação em licenciatura em física, os resultados apontam que uma pequena minoria (18,18%) não tem interesse pela profissão ou área, porém a grande maioria tem interesse pela área do conhecimento escolhida.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. PCN + – Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Vol. 2. Brasília: MEC/SEF, 2002.

PEREIRA, R.F.; FUSINATO, P.A.; NEVES, M.C.D.; Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 8 de Novembro de 2009.

MOREIRA, M. A; Teorias de Aprendizagem, 2° Ed., São Paulo: EPU, 2015.

GOVERNO DE ESTADO DO ACRE. Secretaria de Estado de Educação. Série adernos de orientação curricular. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Caderno 1 – Física. Rio Branco – Acre, 2010.

FURIÓ MAS, C.J.; Tendencias Actuales en la Formaciód el Profesorado de Ciencias. Enseñanza de las Ciencias, 12 (2), 188-199, (1994).

MOREIRA, M. A. Grandes desafios no ensino de Física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, Brasília, vol. 1, n. 1 (2017).

AUSUBEL, D. P.; Educational psychology: a cognitive view. 1. Ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968. 685p.

FREIRE, P.; Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Santos, B. M., & Costa, S. da S. (2017). TÓPICOS DE FÍSICA ESTUDADOS NO ENSINO MÉDIO POR INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1350

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra