A UNIVERIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE E SEU NÚCLEO DE MEMÓRIA: A HISTÓRIA DE EMBATES E DESAFIOS PARA A CRIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO EXTREMO SUL DO BRASIL

Autores

  • Pierre André Garcia Pires Universidade Federal do Acre

Resumo

O objeto deste estudo é a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na realização de sua prática enquanto instituição superior na busca de contribuir para o desenvolvimento da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, além de tornar cidadãos conscientes de seu pensar e agir, e seu Núcleo de Memória Eng.º Francisco Martins Bastos (NUME) o lócus das coletas de informações para pesquisa. O presente trabalho visa contribuir para o resgate histórico da FURG através de seu Núcleo de Memória (NUME), justificando-se pela necessidade de identificar fatos importantes e acontecimentos ocorridos na década de 1970 na Universidade que possibilitaram sua consolidação enquanto instituição de ensino superior, além de descrever motivos que levaram a criação de escolas de nível superior nesta localidade e identificar ações do NUME no início do século XXI, se consolidando assim para o resgate das ações da FURG nesses seus quase 50 anos de criação. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica e análise documental disponíveis no NUME e na Biblioteca Rio Grandense além de fontes da FURG pesquisadas na Superintendência de Extensão da Universidade. Assim com esse trabalho foi possível resgatar a história da FURG, através de seu Núcleo de Memória, de forma a entender seus embates e desafios para consolidação do ensino superior no extremo sul do Brasil, investindo assim na formação de diferentes profissionais tanto na graduação como na pós-graduação.

Biografia do Autor

Pierre André Garcia Pires, Universidade Federal do Acre

Professor Ajunto II da Universidade Federal do Acre/UFAC. Lider do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura. . Professor da área de Didática e Investigação e Prática Pedagógica.

Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática- MPECIM

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR -Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Referências

LOPEZ, L. R. História do Brasil contemporâneo . Porto Alegre: Mercado Aberto, 1991.

TREVISAN, L. O que todo o cidadão precisa saber sobre o pensamento militar brasileiro. São Paulo: Global, 1985.

SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

FONSECA, M. O financiamento Banco Mundial à educação brasileira: vinte anos de cooperação internacional. In: TOMMASI, L., WARDE, M. J., HADDAD, S. (orgs.) O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996, (229-251).

PEREIRA, D. T. O compromisso social da Universidade: um estudo sobre a extensão na Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) – Setor Escola de Serviço Social . Pelotas, 2000.

BORTHEIRY, Aída Luz Meirelles. Memória FURG – NUME: fragmentos da história da

Fundação Universidade Federal do Rio Grande segundo os Arquivos do Núcleo de Memória

Engenheiro Francisco Martins Bastos. Rio Grande: Fundação Universidade do Rio Grande, 2008.

TEIXEIRA, Vanessa Barrozo. Escola de Engenharia Industrial: a gênese do ensino superior na cidade do Rio Grande (1953-1961). Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Pelotas: RS, 2013.

TEIXEIRA, Vanessa Barrozo. O processo de modernização museal do Núcleo de Memória Engº Francisco Martins Bastos (NUME): trilhando um caminho para a preservação. Revista Museologia e Patrimônio. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio | MAST - vol. 7 no 1– 2014.

Downloads

Publicado

2018-05-11

Como Citar

Pires, P. A. G. (2018). A UNIVERIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE E SEU NÚCLEO DE MEMÓRIA: A HISTÓRIA DE EMBATES E DESAFIOS PARA A CRIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO EXTREMO SUL DO BRASIL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1455

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas