VIABIABILIDADE DE Eichhornia crassipes (AGUAPÉ) COMO ALTERNATIVA PARA FILTRAÇÃO DE ÁGUA EM JI-PARANÁ/RO

Autores

Resumo

Os cuidados com o meio ambiente vêm se tornando ainda mais estudados nos últimos anos, visto que boa parte da humanidade começou a observar e analisar os impactos ambientais que foram causados pelo homem, principalmente nos recursos hídricos que vem aumentando os índices de poluição. O uso de plantas aquáticas com a função fitorremediadora se torna fundamental e eficiente no processo de despoluição de água de forma natural e consciente. O objetivo da pesquisa foi analisar a ação da Eichhornia crassipes como fonte filtradora de água em três pontos em Ji-Paraná/RO, ponto 1 (represa do Beira Rio), ponto 2 (margem do Rio Machado) e ponto 3 (igarapé Dois de Abril), entre os meses de julho e setembro de 2017. Realizou-se uma análise antes e após o cultivo da aguapé em cada um dos pontos, para analisar os resultados dos parâmetros físico-químicos da água: pH, turbidez, condutividade elétrica, nitrito, amônia e temperatura. Dentre os parâmetros, a amônia apresentou resultados significantes após a ação da aguapé na água do ponto 3, por se tratar de um igarapé onde ocorre despejos de dejetos doméstico e industriais indevidamente. Encontrou-se um total de 10,51 mg/L de água antes e 0,94 mg/L de água após o cultivo de aguapé, sendo possível identificar a grande importância que teve a aguapé na água em que houve o tratamento. Os demais parâmetros permaneceram dentro dos padrões esperados, havendo pouca alteração entre eles, com exceção da condutividade elétrica que sofreu aumento, em decorrência do recipiente que foi realizado o experimento por ter uma menor profundidade, aumentando assim a sua concentração.

Palavras-chave: fitorremediação, recursos hídricos, impactos ambientais, plantas aquáticas.

Biografia do Autor

Daniel Silva Rabelo, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná

Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado

Referências

CRUZ, D. Alterações ambientais. Ciências e Educação Ambiental. Disponível em < https://cienciasneves.wordpress.com/alteracoes-ambientais/>, [acesso 29 de mar.2017].

FERNANDES, V.; SAMPAIO, C. A. C. Problemática ambiental ou problemática socioambiental? A natureza da relação sociedade/meio ambiente. Paraná ,2008.

TUNDISI, J.G.; TUNDISI, T.M. Impactos potenciais das alterações do Código Florestal nos recursos hídricos. RevBiotaNeotrop, v. 10, n. 4, 2010.

JAKUBOSKI, A. P.; SANTOS, I. J. P.; ROUBER, E. A. Poluição das águas: consequências para os seres humanos. Disponível em :< http://www.site.ajes.edu.br/jornada/arquivos/20140711203818.pdf, [acesso 10 de ago 2017].

LOSCHIAVO, R. Ecoeficientes - Escritório de arquitetura especializado em Sustentabilidade. Disponível em http://www.ecoeficientes.com.br/quais-especies-de-plantas-conseguem-filtrar-a-agua/?, [acesso 30 de mar. 2017].

FREITAS, M. M.; MOREIRA, N. M.; MARQUES, P.A. Eichhornia crassipes, despoluídos biológico. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, Coxambu-MG, 2007.

POTT, V. J.; POTT, A. Potencial de uso de plantas aquáticas na despoluição da água. Disponível em https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/556127/potencial-do-uso-de-plantas-aquaticas-na-despoluicao-da-agua, [acesso 13 de nov. 2017].

RENOVATO, D. C. C.; SENA, C. P. S.; SILVA, M. M. F. Análise de parâmetros físico-químicos das águas da barragem pública da cidade de pau dos ferros (RN) – pH, cor, turbidez, acidez, alcalinidade, condutividade, cloreto e salinidade. In: IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN, Rio Grande do Norte, 2013.

VIEIRA, M. R. Os principais parâmetros monitorados pelas sondas multiparâmetros são: pH, condutividade, temperatura, turbidez, clorofila ou cianobactérias e oxigênio dissolvido. Disponível em https://www.agsolve.com.br/news_upload/file/Parametros%20da%20Qualidade%20da%20Agua.pdf. [acesso 10 de out 2017].

NASCIMENTO, T. S. R.; BOIJINK, C. L.; PÁDUA, D. M. C. Efeito do ph da água no equilíbrio iônico de alevinos de Piaractus mesopotamicus. In: Congresso Brasileiro De Produção De Peixes Nativos De Água Doce, Mato Grosso, 2007.

RUBILAR, C. S.; UEDA, A. C. Análise físico-química de águas do município de Apucarana – Pr. In: IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, Salvador/BA, 2013.

FRANCO, E. S. Avaliação da influência dos coagulantes sulfato de alumínio e cloreto férrico na remoção de turbidez e cor da água bruta e sua relação com sólidos na geração de lodo em estações de tratamento de água. (Dissertação) Mestrado em Engenharia Ambiental. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009.

CORSINI, V.; KUBASKI, L.; FRANÇA, F.; LIMA, F.E.A. Determinação do nitrito em amostras de água de rio. Disponível em http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgRRUAA/determinacao-nitrito-amostras-agua-rio, [acesso 15 de jul 2017].

BARBIERI, E.; MARQUES, H. L. A.; BONDIOLI, A. C. V.; CAMPOLIM, M. B.; FERRARINI, A. T. Concentrações do nitrogênio amoniacal, nitrito e nitrato em áreias de engorda de ostras no município de Cananeia-SP. ArqMunSaúde, v. 38(1), p. 105-115,2014.

CAMPOS, B. R.; FILHO, K. C. M.; D’INCAO, F.; POERSCH, L.; WASIELESKY, W. Toxidade aguda da amônia, nitrito e nitrato sobre os juvenis de camarão-rosa (Farfantepenaeus brasiliensis/0 (latreille, 1817) (crustacea: decapoda). RevAtlântica, v. 34, p.75-80, 2012.

REIS, J. A. T.; MENDONÇA, A. S. F. Análise técnica dos novos padrões brasileiros para amônia em efluentes e corpos d’água. EngSanitAmbient, vol.14 nº3, 2009.

NOGUEIRA, F.F.; COSTA, I. A.; PEIREIRA, U. A. Análise de parâmetros físico-químicos da água e do uso e ocupação do solo na sub-bacia do Córrego da Água Branca no município de Nerópolis-Goiás. Disponível em https://www.eec.ufg.br/p/16272-trabalhos-de-conclusao-de-curso-engenharia-ambiental-e-sanitaria-2015, [acesso 17 de set 2017].

Downloads

Publicado

2018-05-11

Como Citar

Rabelo, D. S., & Salvi, J. da S. (2018). VIABIABILIDADE DE Eichhornia crassipes (AGUAPÉ) COMO ALTERNATIVA PARA FILTRAÇÃO DE ÁGUA EM JI-PARANÁ/RO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1493

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Biológicas