TEATRO EM BIOLOGIA CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM E PODE SER UTILIZADO EM OUTRAS DISCIPLINAS

Autores

  • Renato Fernando Menegazzo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Resumo

O conhecimento é condição de sobrevivência da espécie humana. Especificamente sobre a Biologia, proporciona uma saudável relação com o meio ambiente, possibilita evitar e curar doenças, fabricar medicamentos, promover o melhoramento genético e desenvolver áreas como a medicina. Em relação às células, o conhecimento é fundamental para se entender os seres vivos, suas funções e complexidade. Para isso, porém, são necessárias práticas diversificadas no processo de ensino e aprendizagem, que tornem o aluno o protagonista da construção desses conhecimentos. O teatro é uma das opções. É o que foi constatado junto a alunos de 1º Ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Colorado do Oeste, que encenaram a peça "Teatro da Célula", por meio da qual se trabalhou os compartimentos celulares. A atividade foi desenvolvida dentro do projeto “Aprendendo Biologia com gêneros textuais orais e escritos”, executado no campus de 2014 a 2016. Dados de pesquisa realizada com esses alunos revelam que a dramatização contribui para a aprendizagem e por isso, eles defendem que também professores de outras disciplinas se utilizem do teatro para tornar suas aulas mais interessantes e facilitar a compreensão dos conteúdos.

Biografia do Autor

Renato Fernando Menegazzo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), do Departamento de  Apoio ao Ensino, área de Ciências Biológicas.

Referências

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

Menegazzo, R. F. (2018). TEATRO EM BIOLOGIA CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM E PODE SER UTILIZADO EM OUTRAS DISCIPLINAS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1500

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Biológicas