ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA RELAÇÃO COM O SABER E O APRENDER

Autores

  • Mauro Guterres Barbosa Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Luís Alexandre Lemos Costa Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Fábio Soares Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre- IFAC
  • Naralina Viana Soares da Silva Oliveira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo

Nossa intenção neste texto é realizar uma aproximação teórica entre eixos estruturantes que devem estar presentes em processos de alfabetização científica e sua relação com o saber e o aprender, sendo a primeira baseada em estudos elaborados por duas pesquisadoras brasileiras, Lucia Helena Sasseron e Ana Maria Pessoa de Carvalho, e a segunda por um francês radicado no Brasil, Bernard Charlot. Os eixos estruturantes são: compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais, compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática, entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. A relação com o saber e o aprender está fundada nas correlações que um sujeito de saber pode estabelecer com o mundo, com o outro e consigo. Essa aproximação nos permitiu emergir outras epistemologias com relação à linguagem, ao poder e ao pensamento complexo, cujos elos foram, respectivamente, anunciados de acordo com as concepções dos pensadores Ludwig Wittgenstein, Michel Foucault e Edgar Morin.

Biografia do Autor

Mauro Guterres Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Professor Assistente IV do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Luís Alexandre Lemos Costa, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Fábio Soares Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre- IFAC

Professor do Curso de Licenciatura em Física e do Curso de Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC /Campus Sena Madureira.

Naralina Viana Soares da Silva Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Referências

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

Barbosa, M. G., Costa, L. A. L., Pereira, F. S., & Oliveira, N. V. S. da S. (2018). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA RELAÇÃO COM O SABER E O APRENDER. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1755

Edição

Seção

Ensaio Acadêmico