A VOZ E VEZ DE TETÊ ESPÍNDOLA: DA MÚSICA AO CINEMA – OLHARES CULTURAIS

Autores

  • Alan Silus da Cruz Silva Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI

Resumo

O presente artigo pretende apresentar olhares acerca da voz e da música da cantora sul-mato-grossense Terezinha Maria Miranda Espíndola, mais conhecida como Tetê Espíndola. Teve sua formação cultural e musical ainda quando pequena estado de Mato Grosso. Ganhou de seus padrinhos uma craviola, instrumento de 12 cordas criado por Paulinho Nogueira e desde então vem compondo suas canções nele. Tetê aborda em muitas de suas músicas um retrato da natureza brasileira e principalmente a fauna e flora típica da Região Centro-Oeste. Dotada de uma multiplicidade singular, a cantora que desde os anos 80 reside em São Paulo, teve algumas participações em produções cinematográficas, a destacar, a obra “Caramujo-flor” de Joel Pizzini, um curta inspirado na obra do poeta Manoel de Barros e “Mônica e a Sereia do Rio” de Maurício Ricardo onde a cantora divide espaço com os famosos personagens da Turma da Mônica criados por Maurício e, em ambos, sua voz que muitas vezes assimila-se ao canto dos pássaros é instrumento marcante.

 

Palavras-chave: Tetê Espíndola, Cultura, Arte, Música.

Biografia do Autor

Alan Silus da Cruz Silva, Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI

Especialista em Comunicação: Linguagens, Construção Textual e Literatura pela Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim (ASSEVIM/ FAVIM/ UNIASSELVI), atua como Docente Convocado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS e, como Professor Tutor - Externo do Cursos de Letras e Licenciaturas (Biologia, Geografia, História e Matemática) do Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI. É também Professor-Orientador da Pós-Graduação Lato Sensu da UNIASSELVI e de outras instituições de ensino de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Técnico em Pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação - GEPPE/ UFMS e membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância - GETED/ UCDB. Tem experiência em Letras e Educação, atuando nas seguintes áreas: Estudos Regionais (Cultura, Arte e Literatura de MT e MS), Meio Ambiente e suas relações com a Música/ Som, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Redação (Para Concursos, Vestibulares e meios Empresariais), Tecnologias Educacionais e Linguagens Digitais tendo ministrado diversas aulas, palestras e oficinas sobre os temas acima citados. Contato: alan.silus.ashtook@hotmail.com

Referências

CATUNDA, Marta Bastos. A, B, C de Encontros Sonoros: entre cotidianos da educação ambiental. 293f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba - UNISO, Sorocaba, 2013. Disponível em: >http://migre.me/iLxdZ< Acesso em Março de 2014.

ROSA, Maria da Glória Sá; DUNCAN, Idara. Tetê Espíndola: ave pássaro de Mato Grosso do Sul. In: _____. A Música de Mato Grosso do Sul: histórias de vida. Campo Grande: Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, 2009.

MENEGAZZO, Maria Adélia. Representações Artísticas e Limites Espaciais: o regionalismo revisitado. In: RUSSEFF, Ivan; MARINHO, Marcelo; SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos. Ensaios Farpados: arte e cultura no pantanal e no cerrado. 2.ed. Campo Grande: Letra Livre/UCDB, 2004.

ESPÍNDOLA, Tetê; ESPÍNDOLA, Alzira. Anahí. São Paulo: LuzAzul Produções, 1999. 1 CD (40 min). Remasterizado em digital.

ESPÍNDOLA, Tetê; ESPÍNDOLA, Alzira. Evaporar. Campo Grande: LuzAzul Produções, 2007. 1 CD (40 min).

ESPÍNDOLA, Tetê. Pássaros na Garganta. São Paulo: Som da Gente, 1982. 1 LP (35 min). Estéreo.

SCHAFER, Raymond Murray. O Ouvido Pensante. Trad. Marisa T. de O. Fonterrada, Magda R. G. da Silva, Maria Lucia Pascoal. São Paulo: Editora da UNESP, 1991. Disponível em: >http://migre.me/iLxnF<. Acesso em Março de 2015.

CATUNDA, Marta Bastos. O Canto de Céu Aberto e de Mata Fechada. Cuiabá: UFMT, 1991.

ESPÍNDOLA, Tetê. Ouvir. São Paulo: BMG, 1991. 1 LP (33 min). Estéreo.

ÁVILA, Vicente F. Cultura de Sub/desenvolvimento e Desenvolvimento Local. Campo Grande: S. l, 2005.

ESPÍNDOLA, Tetê. Piraretã. São Paulo: PolyGram, 1980. 1 LP (39 min). Estéreo.

MÔNACO, Carlos Miguel. A Ferrovia. In: _____. Campo Grande: 100 anos de construção. Campo Grande: Matriz Editora, 1999.

CHACAROSQUI-TORQUI, G. da F. Por um Cinema de Poesia Mestiço: o filme “Caramujo-flor” de Joel Pizzini e a obra poética de Manoel de Barros. 2008. 177f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). Pontifica Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2008.

BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.

GUIZZO, José Octávio. A Moderna Música Popular Urbana de Mato Grosso do Sul. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1982.

Downloads

Publicado

2015-06-14

Como Citar

Silva, A. S. da C. (2015). A VOZ E VEZ DE TETÊ ESPÍNDOLA: DA MÚSICA AO CINEMA – OLHARES CULTURAIS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/189

Edição

Seção

Artigos de Revisão