A CERTIFICAÇÃO FLORESTAL DO EUCALIPTO NA RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO NO SUDOESTE PAULISTA

Autores

  • Rafael Navas Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo
  • Marli Cristina Reis Nascimento Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo
  • Rodrigo Jesus Silva Universidade Federal do Acre

Resumo

No Brasil, a certificação florestal resultou no aperfeiçoamento do manejo das florestas plantadas, com benefícios sociais, econômicos e ambientais, tendo como principal certificadora o FSC - Forest Stewardship Council. Este trabalho visa evidenciar o resultado de um projeto de cunho social de parceria entre comunidade e empresa de base florestal inserida no Município de Capão Bonito - SP, a qual gerou ao longo do tempo, como produto não madeireiro, o mel com certificação orgânica. Foram realizadas entrevistas com a Associação de Apicultores de Capão Bonito a fim de obter uma avaliação do estado atual do projeto e com as instituições envolvidas na execução do mesmo. Atualmente, Capão Bonito tornou-se um dos maiores produtores de mel de eucalipto do Estado de São Paulo e por meio da certificação orgânica o produto apícola está sendo exportado, principalmente para o mercado norte-americano.

Biografia do Autor

Rafael Navas, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo

Eng. agrônomo Dr. Ecologia Aplicada, Professor da Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo, Departamento Silvicultura

Marli Cristina Reis Nascimento, Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo

Tecnóloga em Silvicultura, Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo

Rodrigo Jesus Silva, Universidade Federal do Acre

Biólogo Dr. Ecologia Aplicada, Universidade Federal do Acre

Referências

BORSATO, R.; KAUCHAKJE, S.; ROCHADELLI, R. Rede de responsabilidade socioambiental: uma metodologia para análise no setor de celulose e papel. Árvore, v. 34, n. 2, p. 355-365, 2010.

OLIVEIRA, P.R.S. Diagnóstico e indicadores de sustentabilidade em fomento florestal no estado do Espírito Santo. (Dissertação) Mestrado em Recursos Florestais. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2003.

GOMES, A.N.; SOUZA, A.L.; COELHO, F.M.G. Sustentabilidade de empresas de base florestal: o papel dos projetos sociais na inclusão das comunidades locais. Árvore, v. 30, n. 6, p. 951-960, 2006.

REIS, C.N.A responsabilidade social das empresas: o contexto brasileiro em face da ação consciente ou do modernismo do mercado? Econ. contemporânea, v. 11, n. 2, p. 279-305, 2007.

NARDELLI, A.M.B. Sistemas de certificação e visão de sustentabilidade no setor florestal brasileiro. (Tese) Doutorado em Recursos Florestais. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2001.

SILVA, Z.A.G.P.G. Análise econômica da concentração no uso de madeira tropical pelo setor de marcenarias de Rio Branco, Estado do Acre, 1996. Scient. Forestalis, n. 64, p. 48-58, 2003.

SILVA, A.C.N. Benefícios Sociais da Certificação Florestal. Opiniões, v. 12, p. 05-20, 2006.

FOREST STEWARDSHIP COUNCIL - FSC Brasil. Conselho de manejo florestal. Disponível em <http://www.fsc.org.br, [acesso em 09 Set 2013].

FACHINI, C; FIRETTI, R.; OLIVEIRA, E.C.; CARVALHO FILHO, A.A. Caracterização do perfil da apicultura em Capão Bonito e adjacências. In: 46º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, Rio Branco, 2008.

VIERTLER, R.B. Ecologia cultural: uma antropologia da mudança. São Paulo: Ática, 1988.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Navas, R., Nascimento, M. C. R., & Silva, R. J. (2015). A CERTIFICAÇÃO FLORESTAL DO EUCALIPTO NA RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO NO SUDOESTE PAULISTA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/366

Edição

Seção

Relatos de Caso