O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ORLANDO FREIRE EM PORTO VELHO-RO

Autores

  • Denesten Ribeiro Pantoja Faculdade São Lucas.
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.
  • Elisnei Ferreira Melo Faculdade São Lucas.

Resumo

O estágio em biologia, disciplina da matriz curricular do curso de Ciências Biológicas da Faculdade São Lucas veio como uma forma complementar a aprendizagem dos acadêmicos na prática na área da licenciatura plena. Com isso, este trabalho teve como objetivo relatar o estágio supervisionado em Biologia. Após leituras da legislação e técnicas de ensino e aprendizagem, os nossos professores nos direcionaram a área prática da docência, visto em que já fomos treinados e orientados de como realizar os procedimentos legais para uma elaboração e execução das aulas em biologia. A regência é uma parte do estágio de grande importância para a formação acadêmica na parte de licenciatura, uma vez que é na prática que se descobre tanto a capacidade e o talento de cada um e também o grau de improviso a cada situação não esperada, além de ser o momento oportuno para descobrir se esta e a carreira certa almejada pelo acadêmico. Durante os anos, 1°, 2° e 3° do ensino médio foram desenvolvidos os seguintes temas: reprodução humana; conhecimento sobre o núcleo celular, algas pluricelulares, sistema digestório animal e conhecimento sobre os artrópodes. Os estagiários utilizaram recursos multimídias quadro branco, pincel, exemplares de materiais de artrópodes para facilitar o ensino e aprendizagem dos alunos. Após explicação de cada conteúdo, foram utilizadas atividades complementares para retirar possíveis dúvidas que os alunos ainda tinham. A fase de observação foi muito importante de toda etapa do estágio, pois foi possível estudar os alunos e saber como eles se comportavam e também avaliar o caráter de cada um, saber como cada um pensa e o grau de conhecimento dos mesmos para que na hora da regência soubéssemos qual seria o melhor método de aula que usaríamos. O estágio em biologia tem como objetivo as atividades de observação e regência, nos trouxeram muita experiência e muita satisfação de ser professor mesmo por um curto tempo, e de poder vivenciar o dia-a-dia desses profissionais que estão todos os dias em sala de aula. A disciplina de biologia atendeu todas as expectativas previstas para adquirir experiências para futura profissão de educador.

Biografia do Autor

Denesten Ribeiro Pantoja, Faculdade São Lucas.

Acadêmico de Ciências Biológicas.

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

Elisnei Ferreira Melo, Faculdade São Lucas.

Acadêmico de Ciências Biológicas.

Referências

REFERÊNCIAS

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 1999.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SCHAFFRATH, M. A. S. Estágio e pesquisa ou sobre como olhar a prática e transformá-la em motes de pesquisa. Revista Científica/FAP, v. 2, p. 51-58. 2008

DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo conhecimento na sala de aula. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31-40, maio. 1999.

Brasil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: 9<http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/ L9394.htm>.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/UNESCO, 2001.

KULCSAR, R. O estágio supervisionado como atividade integradora. In: FAZENDA, I. C. A.; PICONEZ, S. C. B. (Orgs.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1994. p.63-74.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo, Moderna. 2004.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, 2001.

AMARAL, N. F. G.; BRASILEIRO, T. S. Formação docente e estratégias de integração Universidade/Escola nos cursos de licenciatura. 1.ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008.

MENDES, B. M. M.. Novo olhar sobre a prática de ensino e o estágio curricular supervisionado de ensino. In: MENDES, S.; CARVALHO, J. A.; ARAÚJO, C. M. (Orgs.). Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LIMA, M. G. Sujeitos e saberes, movimentos de autorreforma da escola. In: SOBRINHO, M.; CARVALHO, J.A.; CARVALHO, M. A. (Orgs.). Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 31-39.

FAZENDA, I. C. A. et al. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1991.

MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química Professor/pesquisador. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

VEIGA-NETO, A. Olhares... In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3.ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, p.23-38, 2007.

Parecer CNE/CP n. 28/2001, de 2 de outubro de 2001. Dá nova redação ao parecer n. CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 jan. 2002.

FINGER, J. E.; SILVEIRA, J. S.; PINHEIRO, S. G. Recursos Tecnológicos Como Estratégias de Aprendizagem no Ensino de Ciências e Biologia. 2008.

BIZZO, N.. Ciências: fácil ou difícil? 2.Ed. São Paulo, Editora Ática, 2008. Coleção Palavra do Professor.

MOREIRA, H. Motivação e desmotivação: desafios para as professoras do Ensino Fundamental. 2006.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Educação. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ano XXII, n.37, p.7-31, 1999.

CARVALHO, W. L. P. et al. O laboratório didático e o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química. In: GARCIA, W. G.; GUEDES, A. M. (Org.). Núcleos de ensino. São Paulo: Unesp, Pró-Reitoria de Graduação, 2003.

LIMA, M. S. L. Estágio supervisionado enquanto mediação entre a formação inicial do professor e a formação contínua. In: ______. (Org.). A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e ação docente. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001. p.46-63.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

THERRIEN, J. Saber da experiência e competência profissional: como os docentes produzem sua profissão. Contexto e Educação, v. 12, n. 48, p. 7-36, 1997.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Pantoja, D. R., Lima, R. A., & Melo, E. F. (2016). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ORLANDO FREIRE EM PORTO VELHO-RO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/429

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>