PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Thiago Melo Universidade Estadual de Londrina

Resumo

A abordagem da Geografia Agrária no Ensino Médio é um tema fundamental para a compreensão dos alunos acerca de diversas questões com as quais o Brasil se depara na contemporaneidade como os conflitos no campo, a concentração fundiária e a miséria da maior parte da população rural. A abordagem dos conteúdos relacionados à essa temática precisa ser feita como parte do processo de conscientização e desalienação necessários à formação dos alunos enquanto cidadãos e sujeitos pensantes e atuantes na sociedade. Dessa forma, objetivo do presente artigo é fazer considerações sobre as perspectivas do ensino de Geografia Agrária no Ensino Médio. A pesquisa se norteou com base em bibliografia relacionada à temática considerando, principalmente, as contribuições de OLIVEIRA (1994), CAMACHO (2008) e VESENTINI (2004). Foi possível concluir que que o ensino de Geografia Agrária no Ensino Médio tem uma importante função na formação do cidadão na medida em que contribui para a desalienação e compreensão do espaço brasileiro.

Biografia do Autor

Thiago Melo, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Geografia na Universidade Estadual de Londrina (Uel). Possui especialização em Ensino de Geografia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), graduação (licenciatura plena) em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com mobilidade acadêmica para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do grupo de pesquisa Estudos Agrários da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do Observatório da Questão Agrária no Paraná e do Laboratório de Análises Territoriais Campo-Cidade (LATEC) da Universidade Estadual de Londrina. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Latifúndio; Campesinato; Movimentos sociais no campo; Monocultivo da cana-de-açúcar.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Melo, T. (2016). PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA NO ENSINO MÉDIO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/609

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses