EFEITOS DO USO DE SUPLEMENTOS NO TREINAMENTO DE HIPERTROFIA E FORÇA

Autores

  • Luiz Sergio Souza Universidade Anhanguera Uniderp
  • Denise Jovê Cesar Universidade Federal do Acre - Colégio de Aplicação - UFAC

Palavras-chave:

proteína do soro do leite (WPC), balanço nitrogenado, ingesta.

Resumo

A proteína extraída do soro do leite (WPC) age na recuperação muscular pós-treino, ideal para a hipertrofia e definição, não tem a ver exclusivamente com o treino, serve para complementar a porcentagem proteica. Foram sujeitos deste estudo oito colaboradores, participando de dois treinamentos de pirâmide decrescente e o terceiro de pirâmide crescente, utilizando de 75% a 85% de um RM. A coleta dos dados deu-se antes e depois do uso do suplemento. Como resultados percebeu-se que houve aumento em todas as medidas antropométricas, tanto durante a ausência de suplementação, como no uso da suplementação, mostrando que o treinamento manteve um balanço nitrogenado positivo e eficiente.

Biografia do Autor

Luiz Sergio Souza, Universidade Anhanguera Uniderp

Especialista em Educação Física em Fisiologia do exercicio e Treinamento

Denise Jovê Cesar, Universidade Federal do Acre - Colégio de Aplicação - UFAC

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Especialista em Gestão do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera Uniderp, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS . Docente de Educação Física no Colégio de Aplicação - CAP/UFAC

Referências

POWERS, S. K.; HOWLEY, E . T. (Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho) (tradução Marcos Ikeda). -- 5. ed. – Barueri: Manole (2005).

POWERS, S. K.; HOWLEY, E . T. (Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho) (tradução Marcos Ikeda). -- 5. ed. – Barueri: Manole (2005).

SARTORI, C. F.; MINOZZO.; BARGIERI, J.V. Suplementação de aminoácidos e derivados protéicos no exercício. CEFE. Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício. 2007.

PEREIRA, B.; JUNIOR, T. P. S. (Metabolismo celular e exercício físico: aspectos bioquímicos e nutricionais). – 2.ed. – São Paulo: Phorte, 2007.

MORAIS¹,², R.; MEDEIROS¹,³, R. R.; LIBERALI¹, R. Eficácia da suplementação de proteínas no treinamento de força. Rev. Brás. Nutr. Esp. SP v.2, n. 10, 265-276, Julho/Agosto, 2008. ISSN 1981-9927.

MARAGON¹, A. F.C.; MELO², R. A. Consumo de proteínas e ganho de massa muscular. Univeritas Ciências da Saúde – vol.02 n.02 – pp. 281-290

HARAGUCHI¹, F. K.; ABREU²,³, W. C.;DE PAULA, H. P.; Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Rev. Nutr, Campinas, 19(4):479-488, jul./ago., 2006.

CLARCKSON, P. M. Ph. D. Suplementos nutricionais para ganho de peso. Nutrição no Esporte. Numero 22. Abril/Maio/Junho – 1999.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Edição

Seção

Artigo Original