A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOS DISCENTES DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL/UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC) DO CAMPUS FLORESTA

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar como se dá a construção das identidades dos discentes do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Acre (UFAC), campus Cruzeiro do Sul (CZS). As reflexões propostas neste trabalho resultam das leituras e discussões que foram feitas durante a realização da disciplina intitulada Discurso, Sujeitos e Identidades, cursada no programa de Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre (UFAC). Para tanto, foi utilizada pesquisa bibliográfica a fim de apresentar e refletir sobre os posicionamentos de alguns teóricos sobre identidades como Stuart Hall (2005) e Zigmunt Bauman (2005). O tema da construção de identidades foi abordado a partir da concepção de que a identidade não é única e nem estática, está em constante modificação. Posteriormente, foi apresentado dados sobre o curso de Letras Espanhol como a quantidade de alunos por turma, duração do curso, quantidade de professores da área específica e número de turmas formadas até o momento, foi exposto também o percurso do curso desde sua criação até a atualidade, e finalmente, o perfil do discente do curso de Letras Espanhol da UFAC/Campus Cruzeiro do Sul.

 

Palavras-chave: Identidade. Sujeito. Discentes. Espanhol.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro, Zahar, 2005.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, DPA, 2005.

Projeto de reformulação do curso de Letras – Habilitação Espanhol e Literaturas da língua Espanhola Licenciatura Plena Cruzeiro do Sul.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Edição

Seção

Artigos