BEYOND THE VERB TO BE: O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA SOB UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Autores

  • Ana Paula Cantarelli Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Cleidimilson Donizete Correia Lima Fundação Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

ensino intercultural, língua estrangeira, ensino público brasileiro.

Resumo

Este texto visa abordar brevemente o ensino de Língua Estrangeira sob uma perspectiva cultural em oposição a uma visão puramente gramatical, mostrando que é possível realizar atividades interculturais dentro da realidade atual do ensino público brasileiro. Esta pesquisa possui caráter bibliográfico, sendo baseada em leituras de autores que abordam o ensino de línguas, de legislações nacionais sobre a educação e de autores que abordam o tema interculturalidade no ensino de Línguas Estrangeiras. O ensino intercultural é visto como um meio de criação de diálogo entre pessoas de diferentes culturas por intermédio de uma língua, sendo capaz de promover a discussão e fomentar a reflexão dos estudantes, trazendo inúmeros benefícios para a formação humanística dos indivíduos. Assim, além de estabelecer a discussão sobre os benefícios de se desenvolver um ensino intercultural, apresenta-se aqui algumas sugestões de atividades que podem ser utilizadas nas salas de aula da Educação Básica pública.

Biografia do Autor

Ana Paula Cantarelli, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Letras - Português e Respectivas Literaturas (2003) e graduada em Letras - Espanhol e Respectivas Literaturas (2009) ambas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2006, concluiu o Curso de Especialização em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Em 2008, iniciou o Curso de Mestrado em Letras, na Universidade Federal de Santa Maria, vindo a concluí-lo em 2010. Neste mesmo ano, iniciou, na UFSM, o Doutorado em Letras, o qual, após um período sanduíche na Universidad de Guadalajara, no México, foi defendido em fevereiro de 2013. Possui diversos artigos publicados em periódicos brasileiros, europeus e hispano-americanos e participa de diversos projetos de pesquisa, de extensão e de desenvolvimento. Atualmente é Professora do Curso de Letras-Espanhol da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho - RO, ministrando disciplinas de Literatura Espanhola e Literatura Hispano-americana, bem como orientando os Estágios Supervisionados. Além disso, atua junto ao Mestrado Acadêmico em Estudos Literários.

Cleidimilson Donizete Correia Lima, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Católica de Rondônia (FCR). Acadêmico de Letras-Inglês da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

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Publicado

2017-06-28

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Artigos