OS SABERES DA PROFISSÃO DOCENTE: OLHARES SOBRE A ATUALIDADE

Autores

  • Alisson Lima Damião Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Maria Irinilda da Silva Bezerra Universidade Federal do Acre - UFAC

Palavras-chave:

Saberes Docente. Profissão Docente. Pedagogia.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar os saberes docentes valorizados do curso de Pedagogia do Campus Floresta procurando entender à importância do mesmo para a formação atual. Com este intuito realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo adotando como procedimento técnico o levantamento bibliográfico e a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso em questão. Referenciamo-nos em autores como: Morin (2011), Nóvoa (1991), Pimenta (2002) e Tardif (2002). Notamos que no curso de Pedagogia os saberes dos espaços de formação são amplamente valorizados. No PPP do Curso destacamos que o mesmo preza pelo desenvolvimento de saberes que são necessários à prática pedagógica visando uma regionalidade de saberes que atenda a metodologia da sala de aula, valorizando ainda a inter e transdiciplinaridade. A formação atual necessita de uma reflexão sobre a prática para que o docente alcance os significados de sua profissão e veja-se como produtor de saberes enquanto agente de interações humanas. 

 

Referências

ALARCÃO. I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

BARROS, I. G. ABNT- Manual ilustrado para normalização de trabalhos acadêmicos: confira passo a passo a formatação de monografias, dissertações e teses. Rio de Janeiro: edição do autor, 2017.

FAVERO, A. A.; TONIETO, C.. A relação entre conteúdo e método à formação docente. In: Educar o Educador: reflexões sobre a formação docente. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2010.

GONDRA, J. G.; SCHUELER, A.. Educação, poder, sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

INOUE, L. M.. Igreja Católica e formação de professores em São Paulo: A Escola Normal Livre Sagrado Coração de Jesus (1943). Cuiabá, MT: [s.n], 2013. Disponível em: <http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/pdf. Acesso em 25 de set. de 2016.

LUCKESI, C. C. Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica. São Paulo: FDE, 1992.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M.. Fundamentos de Metodologia cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MORIN, E.. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília - DF: UNESCO, 2011.

NÓVOA, A.. Para o estudo sócio-histórico da gênese da profissão e desenvolvimento docente. In: Revista Teoria e Educação. n. 4, Porto Alegre: Panorâmica, 1991.

______. apud LELIS, I.. Profissão docente: uma rede de histórias. Rio de Janeiro : Rev. Bras. Educ. 17 , 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200004>. Acesso em 04 de out. de 2016.

PIMENTA, S. G.; CAMPOS, E. N... [et. al]. Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

TARDIF, M.. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Edição

Seção

Artigos