HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Sulamita Rosa da Silva Universidade Federal do Acre
  • Maria Irinilda da Silva Bezerra Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Negro. Cultura. Livros didáticos.

Resumo

Com a criação da Lei 10.639/03, a história e a cultura afro-brasileira deveriam ser incluídas nos currículos escolares, a fim de contribuir para a valorização do papel do negro na sociedade brasileira. Neste sentido, este estudo teve como objetivo analisar a inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos livros didáticos de uma escola pública do município de Cruzeiro do Sul, buscando identificar como a figura do negro é apresentada nestes materiais. Como metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa, o estudo bibliográfico e a pesquisa documental. Por meio dos resultados, notamos que o negro é inserido nos livros didáticos ressaltando questões sobre a diversidade cultural e o respeito às diferenças étnicorraciais. Todavia, o continente africano ainda é abordado de modo superficial, apresentando as regiões mais precárias dos países que o compõem, baseando-se no ideário da cultura europeia. 

Referências

BANKS, J. Reformando Escolas para implementar igualdade para diferentes grupos étnicos. Cadernos PENESB. nº7. Niterói/RJ: EdUFF, 2006.17-28p.

BITTENCOURT, C. O saber histórico na sala de aula/ Circe Bittencourt (org). 11.ed. São Paulo: Contexto. 2006. 72p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/SEPPIR, 2004. 22-24p.

CANEN, A. Multiculturalismo e identidade escolar: Desafios e perspectivas para repensar a cultura escolar. In: Iolanda Oliveira Cadernos PENESB. nº6. Niterói/RJ: EdUFF, 2006. 37p.

DOMINGUES, P. Movimento Negro Brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo. v.12. n.23. 2007. 115p.

DOMINGUES, P. Uma história não contada: negro, racismo e branqueamento em São Paulo no pós-abolição. Senac, 2003. 22p.

JANZ, C, R. Dez anos da lei 10.639/03: o que mudou nos livros didáticos de História? – Uma proposta de análise. Anais do XV Encontro Estadual de História “1964-2014: Memórias, Testemunhos e Estado”.UFSC. Florianópolis. 2014. 6p.

NASCIMENTO, E. L. A África na escola brasileira. Rio de Janeiro: Seafro. 1993.11p.

PINSKY, J; PINSKY, C. B. O que e como ensinar por uma história prazerosa e consequente. In: História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas/ Leandro Karnal, (org.). 3. Ed. São Paulo: Contexto. 2005. 31p.

PONCIANO, D. D. A História e Cultura Afro- brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º ano da rede oficial do estado de São Paulo . Presidente Prudente. 2011.16- 82p.

SILVA FILHO, J. B. História do Negro no Brasil. In: OLIVEIRA, Iolanda. Cadernos PENESB. nº7. Niterói/RJ: EdUFF. 2006. 119p.

SILVA, A.C. A desconstrucão da discriminação no livro didático. In: Superando o racismo na escola. 2ª edição revisada / Kabengele Munanga, organizador. – [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 31- 33p.

SILVA, D. M. A Educação Artística como forma de produção Humana. In: OLIVEIRA, Iolanda. Cadernos PENESB. nº6. Niterói: EdUFF. 2006. 114p.

1 Fontes analisadas:

SIMIELLI, M. E. NIGRO, R. G. CHARLIER, A. M. Descobrir o mundo. Ciências Humanas e da Natureza (História, Geografia e Ciências) Ensino Fundamental- Anos iniciais 1º ano. 1 edição. São Paulo: Ática. 2014.

SIMIELLI, M. E. NIGRO, R. G. CHARLIER, A. M. Descobrir o mundo. Ciências Humanas e da Natureza (História, Geografia e Ciências) Ensino Fundamental- Anos iniciais 2º ano. 1 edição. São Paulo: Ática. 2014.

Downloads

Publicado

2018-01-12

Edição

Seção

Artigos