RECEPÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: A BUSCA DA IDENTIFICAÇÃO DO LEITOR COM O TEXTO

Autores

  • Djalma Barboza Enes Filho Universidade Federal do Acre
  • Marta Ricardo dos Santos
  • Gisela Maria de Lima Braga Penha

Resumo

Este estudo apresenta uma discussão acerca da recepção da leitura literária no Ensino Fundamental. O processo de recepção literária será enfocado por sua relevância para o trabalho com textos literários, já que enfatiza a importância da interação entre texto e leitor, pois considera o leitor como elemento fundamental no processo da leitura. A Teoria da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1994), apresentada em sua obra A história da literatura como provocação à teoria literária constitui-se como texto base para este estudo e contribui para se entender o processo de recepção de textos literários pelos leitores. Além disso, ao apontar para a importância do leitor como coautor (poiesis), a teoria de Jauss busca desenvolver em seu receptor uma possível identificação com o texto (katharsis) e a probabilidade de renovar sua percepção de mundo (aisthesis), o que pode ser visto como um dos principais objetivos na formação de leitores. A obra de Regina Zilberman (1989), Estética da recepção e história da literatura, também colabora com importantes considerações, assim como, Iser (1979), Goulemot (1996), e em estudiosos como Rildo Cosson (2014), entre outros.  Uma relação significativa entre aluno e literatura pode ser proporcionada por meio de uma prática eficiente e significativa de leitura literária, considerando-se esta prática como um procedimento de diálogo que requer respostas do leitor em relação ao texto literário, o que reforça a importância do leitor como coautor, concepção sobre a qual se assenta a Estética da recepção. Outro aspecto que será discutido é a maneira como a literatura é concebida na escola, retratada como algo inalcançável e longe da realidade do aluno, não sendo muito significativa para sua vida. Espera-se que este estudo seja útil para os professores do Ensino Fundamental, no sentido de que possa ser mais um instrumento para auxiliar o trabalho docente com a leitura literária, auxiliando-os no incentivo e na promoção da literatura no âmbito escolar.

Biografia do Autor

Djalma Barboza Enes Filho, Universidade Federal do Acre

Professor de Didática do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal do Acre. Mestrando do PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras.

Referências

ANTUNES, Irandé, Aula de português, encontro e interação. São Paulo - Parábola, 2003.

AVERBUCK, Lígia Marrone. A poesia e a escola. In: ZILBERMAN, Regina (org). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 9. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 1995

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

FRANTZ, Maria Helena Zancan. A literatura nas séries iniciais. Rio de Janeiro: Vozes 2011.

GEBARA, A. E. L. A poesia na escola: leitura e análise de poesia para crianças. São

Paulo: Cortez, 2011.

GOULEMOT, J.M. Da leitura como produção de sentidos. In Chartier, R. (org) Práticas da Leitura. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 1996.

ISER, Wolfgang. O Ato da Leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996.

JAUSS, Hans Robert, A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

___________. O texto poético na mudança de horizonte da leitura. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. 2ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. p. 305 – 357.

___________. O prazer estético e as explicações fundamentais da poiesis, aisthesis e Katharsis. In: JAUSS, Hans Robert. Et. Al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2. ed. Coordenação e tradução Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. p. 67-84.

PINHEIRO, Helder. Poesia na sala de aula. 2. ed. João Pessoa: Ideia, 2002.

ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história literária. São Paulo: Ática, 1989.

___________. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Edição

Seção

Artigos