UM OLHAR SOBRE O FINANCIAMENTO EDUCACIONAL: ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DO BRASIL MODERNO

Autores

Palavras-chave:

Financiamento, ​ ​Educação, ​ ​Política​ ​pública

Resumo

O presente artigo possui como finalidade a formulação de um panorama geral a
respeito do financiamento da educação básica brasileira, buscando discutir os
principais desafios que envolvem esse complexo sistema. Buscou-se fazer,
inicialmente, um breve resgate histórico de eventos que culminaram na atual
legislação sobre o tema, além de discutir a sua relação entre as instituições
internacionais, as questões políticas, que não somente envolvem a temática, mas
que as direciona, e o suposto controle estatal e social envolvido. Para o
embasamento da análise, foram utilizados alguns postulados relativos à
complexidade das políticas públicas e formas de organização financeira dos países.
Vale antecipar que somente uma análise criteriosa dos condicionantes internos e
externos à temática será capaz de problematizar a questão do financiamento para a
educação no Brasil, cujo teor merece cada vez mais produção acadêmico-científica.

Biografia do Autor

Paulo Victor Poncio de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Paulo Victor Poncio de Oliveira:

Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná (2015). Atualmente integra o quadro de Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal do Acre no cargo de Assistente em Administração, atuando nas áreas de assessoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência em gestão estratégica com foco na Administração Pública cujas ações se concentram, particularmente, na comunicação institucional e no direito para gerentes no Setor Público. Desenvolve estudos e pesquisas vinculadas às seguintes temáticas: Políticas públicas em educação, planejamento e avaliação educacional, métodos de gestão, gestão democrática, inclusão digital, ideologia de gênero, diversidade cultural, transversalidade e multiculturalismo.

Virna Lumara Souza Lima, Universidade Federal do Acre

Virna Lumara Souza Lima:

Virna Lumara Souza Lima é Licenciada em Letras/Português pela Universidade Federal do Acre-Ufac (2013). Foi voluntária do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), atuando em atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Letras. Exerceu o magistério na educação básica no Sistema Público de Ensino do Acre, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Rio Branco e da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) do Acre, atuando no Programa Projovem Urbano e em Escola de Ensino Fundamental, respectivamente. Atualmente, faz parte do quadro de servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Acre (Ufac

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Publicado

2018-01-12

Edição

Seção

Artigos