UM TRAÇO IDENTITÁRIO DOS PROFESSORES FORMADOS EM LETRAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM CRUZEIRO DO SUL, ACRE

Autores

  • Raelisson do Nascimento Walter Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Docente. Identidade. Língua. Dom Henrique Ruth

Resumo

RESUMO

Este artigo se propõe a refletir a respeito de identidades docentes a partir de entrevistas com professores da área de línguas da escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, situada em Cruzeiro do Sul, município do Vale do Juruá na região Amazônica. A metodologia usada foi de depoimento escrito, sendo pergunta feita aos professores, tinha como base a motivação, afim de perceber por meio de suas narrativas, o que tem de semelhante e diferentes aos dos demais colegas sobre o mesmo aspecto. Mas para que seja possível essas reflexões, foram necessárias entender alguns conceitos expostos por pesquisadores que debatem sobre identidades. As discussões elaboradas por esses autores em torno do diálogo necessário para a construção de identidades (Moura), da insegurança nas definições de identidades por parte dos indivíduos no mundo globalizado (Bauman), da complexidade de definir identidade (Hall), da concepção de performance identitária (Moita Lopes), por fim, da identidade como algo em constante estado de transformação e ebulição (Rajagopalan), me auxiliaram no processo de leitura de uma realidade específica sobre identidade. Portanto, ao que percebi durante a pesquisa e escrita deste trabalho dos professores de línguas da escola Dom Henrique Ruth, foram traços semelhantes no que tange aos fatores que contribuíram na decisão da escolha por tal curso superior. Onde todos participantes da pesquisa disseram terem optados por tal formação impulsionados pela falta de opção de outros cursos melhores. Além deste traço, há fatores que na maioria dos casos, os mesmos tornaram-se docentes por pretensões salariais e/ou influências de familiares.

 


Biografia do Autor

Raelisson do Nascimento Walter, Universidade Federal do Acre

Mestrando em Letras: Linguagens e Identidades pela Universidade Federal do Acre. Graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Acre (2013). Foi professor dos cursos de Letras Inglês, Licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Biológicas Bacharelado, Engenharia Florestal, Bacharelado em Enfermagem do Campus Floresta - UFAC. Também atuou no Programa de Formação de Professores da Educação Básica na área de Língua Inglesa. Atualmente é professor da rede estadual de educação do Acre. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, línguas Estrangeiras Modernas e Língua Portuguesa.

Referências

Referências bibliográficas

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/Zygmunt Bauman. Rio de Janeiro: Joege Zahar ed., 2005.

CHNAIDERMAN, Mirian. Língua(s)-identidade(s)-movimento(s). In: SIGNORINI, Inês (org.). Lingua(gem) e identidade. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 1998. (p.47-67)

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, DPA, 2005.

MARTIN-BARBERO, J. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. (p. 51-79)

MOITA LOPES, L. P. Como e por que teorizar o português: recurso comunicativo em sociedades porosas e em tempos híbridos de globalização cultural. In: MOITA LOPES, L. P. O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 101-119.

MOURA, M. Identidades: construção de identidades, identidade local, regional, nacional, bainidade, brasilidade, identidade e militância. In. RUBIM, A. Cultura e Atualidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

RAJAGOPALAN, K. A construção de identidades: linguística e a política de representação. In: Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003, p. 71-76.

RUSSELL, Bertrand.et al. Quatro textos excêntricos. Lisboa: Relógio D’Água, 2000.

Downloads

Publicado

2018-01-12

Edição

Seção

Artigos