O Ensino dos Gêneros Orais

Autores

  • Marcia Aparecida Alberto Magalhães Universidade Federal do Acre
  • Lindinalva Messias do Nascimento Chaves

Resumo

Resumo: O ensino da modalidade oral da Língua Portuguesa ainda encontra obstáculos na sua efetivação devido a muitos professores não compreenderem como deve ser organizado o trabalho usando os gêneros orais como objeto de ensino. O uso da modalidade oral nas práticas em sala de aula tem sido realizado como forma auxiliar na produção dos gêneros escritos. Raramente o docente considera o texto oral como ensinável. Acredita-se que o oral não precisa ser ensinado, pois já somos falantes, portanto fazemos uso da modalidade. Neste artigo pretende-se discutir algumas questões relativas ao ensino do texto oral partindo do debate acerca da importância de ensinar a oralidade, não desprezando o saber empírico do aluno, mas acrescentando novas formas de utilização do discurso, aprimorando o uso, principalmente dos gêneros orais formais. Pretende-se, ainda, refletir sobre a análise dos elementos textuais e contextuais e as formas de avaliação do ensino com gêneros orais.  Para fundamentar a reflexão proposta, o estudo terá como fundamentação teórica os estudos dos pesquisadores: Marcuschi (2008, 2010, 2011); Dolz e Schneuwly (2013); Antunes (2009); Fávero et al. (2012); Busatto (2010); os PCN de Língua Portuguesa; o Referencial Curricular Para o Ensino da Língua Portuguesa do Estado do Acre. O artigo está dividido em quatro partes: Introdução; Seção 2, em que se apresentará uma reflexão teórica sobre o objetivo de ensinar a oralidade se o aluno já é falante da modalidade oral; Seção 3, que abordará o ensino dos gêneros orais através da análise dos elementos textuais e contextuais; seção 4, que tratará da avaliação do ensino do texto oral. Objetiva-se, com os resultados, demonstrar, sob a visão dos teóricos pesquisados, a necessidade de ensinar a oralidade em sala de aula, considerando os gêneros orais como objetos de ensino representativos na formação do aluno e no desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes.

 

Palavras-chave: Língua Portuguesa; Gêneros orais; Oralidade; Ensino; Discurso.

Biografia do Autor

Marcia Aparecida Alberto Magalhães, Universidade Federal do Acre

Professora de Língua Portuguesa, aluna do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Acre.

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Publicado

2015-06-05

Edição

Seção

Artigos