A PRÁTICA DA LEITURA EM SALA DE AULA E O PAPEL DO PROFESSOR COMO UM AGENTE LETRADOR

Autores

  • Maria Expedita Fontenele Alves Universidade Federal do Acre
  • Hermínia Silva de Souza Universidade Federal do Acre
  • Tatiane Castro dos Santos Universidade Federal do Acre

Resumo

Por vivermos em uma sociedade grafocêntrica, a leitura torna-se uma das habilidades mais importantes a ser desenvolvida pelo ser humano. É por meio dela que o aluno tem acesso à compreensão do seu mundo e a tudo o que está inserido nele. Aliás, pode-se dizer que a leitura é a ponte, o suporte para a compreensão das outras áreas do conhecimento. É de comum acordo entre professores de diversas disciplinas o reconhecimento da inabilidade de muitos alunos diante do desafio de compreender textos, tendo em vista que esses alunos não desenvolveram adequadamente suas habilidades leitoras. Constata-se que a falta dessas habilidades propicia o fracasso diante das avaliações, sejam elas internas ou externas, como, por exemplo, o programa PISA (Project for Internacional StudentAssessement), programa internacional de avaliação comparada. Conhecendo essa realidade, buscamos, neste estudo, refletir sobre o ensino da leitura como prática de letramento e o papel do professor como um mediador no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras de seus alunos. Em primeiro lugar, abordaremos questões como: o que é ler e o papel do professor como um agente letrador. E para isso, o trabalho está fundamentado em autores como: Bortoni-Ricardo, Machado e Castanheira (2010), Kleiman (2012), Bortoni-Ricardo (2013). Em seguida apresentamos um projeto de ensino de leitura, organizado em uma sequência didática, voltado para o 6º Ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas foram desenvolvidas com base em quatro descritores da Matriz de Referência da disciplina Língua Portuguesa: D1, D3, D4, D6, que privilegiam habilidades específicas a serem desenvolvidas nos alunos no que se refere à leitura. Enfatiza-se, nesta proposta, a mediação do professor ao longo de todas as atividades de leitura realizadas. Espera-se que as reflexões teóricas e a proposta metodológica aqui apresentada possam oferecer subsídios para a prática pedagógica do professor de língua portuguesa, no que se refere à elaboração de estratégias pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita e, consequentemente, com o desenvolvimento dos níveis de letramento dos alunos.

Biografia do Autor

Maria Expedita Fontenele Alves, Universidade Federal do Acre

Mestranda - profletras pela Universidade Federal do Acre

Hermínia Silva de Souza, Universidade Federal do Acre

Mestranda - Universidade Federal do Acre - Profletas

Tatiane Castro dos Santos, Universidade Federal do Acre

Professora Doutora Titular pela Universidade Federal do Acre

Referências

BRAVIN, Marina Angela; PALOMANES, Roza (org.). Práticas de ensino do português. São Paulo: Contexto, 2012.

CASTANHEIRA, Flôres Salete; MACHADO, Ribeiro Veruska; RICARDO, Bortoni Maris Stella. Formação do professor como agente letrador. São Paulo Contexto, 2010.

COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 44ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura, teoria & prática. Campinas: Pontes, 2013.

MACHADO, Ribeiro Veruska; RICARDO, Bortoni Maris Stella (org.) . Os doze trabalhos de Hércules. São Paulo: Parábola, 2013.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19ª Ed. São Paulo: Brasiliense,1994.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Edição

Seção

Artigos