O FAZER PEDAGÓGICO COM FOCO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA BREVE REFLEXÃO.

Autores

  • Marta Maria Wanderley Silva UFAC

Resumo

RESUMO

 

Duas das  principais discussões acerca do processo educacional entre os educadores incidem diretamente sobre  alfabetização e, de igual forma, sobre o letramento, mas é inegável que o fazer pedagógico do professor necessita estar norteado tanto na prática quanto na teoria por algumas concepções de ensino, em especial o construtivismo, que busca tornar o aluno um leitor competente e letrado. Para que ocorra uma aprendizagem significativa é necessário que o educador amplie a sua competência docente através, não só da formação continuada, como também da possibilidade de construir uma prática eficiente e eficaz no contexto da realidade da qual faz parte. Também é inegável que para se pensar em uma proposta de letramento é importante conhecê-la para diferenciá-la do que vem a ser alfabetização. Desse modo, este artigo propõe como objetivo realizar uma reflexão e análise sobre o modo como o processo de letramento e de alfabetização concebidos pelos educadores tem transformado seu fazer pedagógico e, por conseguinte a aprendizagem significativa dos alunos. Além disso, se propõe a realizar uma abordagem sobre a atuação comprometida do professor no processo de construção da autonomia do discente. A metodologia adotada é a revisão de literatura a partir de estudos feitos sobre as concepções dos seguintes autores: Emília Ferreiro (1985), Kleiman (2006), Magda Soares (2006), dentre outros, esclarecendo a diferença entre estes conceitos e propondo uma prática pedagógica que proporcione ao aluno tornar-se um sujeito que compreenda e tenha domínio sob as diferentes formas que a linguagem se apresenta. Os resultados esperados estão voltados para um aprofundamento maior sobre esta temática, dando subsídios à prática docente mediante a inter-relação alfabetização e letramento, e ao mesmo tempo em que permite saber que a aprendizagem significativa não é construída apenas de certezas, mas de indagações que tornam aluno e professor eternos aprendizes. No entanto deve-se levar em conta que a postura adotada pelo professor é de fundamental importância para a organização do processo de alfabetização de modo a construir as competências linguísticas do educando.

 

Palavras-chave:Letramento. Alfabetização. Fazer Pedagógico.

 

Biografia do Autor

Marta Maria Wanderley Silva, UFAC

MESTRANDA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC.

Referências

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu: Pensamento e Ação no Magistério. 1. Ed. São Paulo: Scipione, 1998.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar: Um Diálogo entre a Teoria e a Prática. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

________ O momento atual é interessante porque poe a escola em crise. Entrevista concedida à Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, out. 2006. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizaçao-inicial/momento-atual-423395.shtml. Acesso em: 26 nov.2014.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Ronaldo. Alfabetização: leituras do mundo, leituras da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

KLEIMAN, Ângela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado da Letras, 1995.

_________ Introdução: O que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B (Org.). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. A leitura no contexto escolar. Série Idéias. n.5. São Paulo: FDE, 1988.

SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

_________ Letramento: um tema em três gêneros. 3° Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

_________ Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf Acesso em 24 de novembro de 2014.

TEIXEIRA, G. Significado da competência. Disponível no site: http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=12&texto=728. Acesso em: 23 nov. 2014.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Edição

Seção

Artigos