Cora Coralina e as pedras em seu caminho poético

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Este escrito tenta subsidiar professores e estudantes a trabalharem com poesia brasileira em suas aulas e seus estudos. Tenta-se mostrar, aqui, as várias possibilidades sensoriais que um bom poema pode nos fornecer, estimulando-nos a sentir com mais intensidade, a viver com mais fervor e a pensar com mais inventividade. Como exemplo da riqueza estética que a poesia pode fornecer, utilizo-me aqui das várias interpretações sobre “pedra” na poesia de Cora Coralina, uma das mais importantes e representativas poetisas de língua portuguesa, uma mulher interiorana que soube descrever cada pequeno detalhe interior e exterior da vida humana. Em sua obra poética a figura da pedra é recorrente e remete a uma grande variedade de referências da memória e interpretações de suas histórias pessoais, dando-nos a dimensão criativa desta poetisa de primeira linha. Devo lembrar, ainda, que as interpretações dadas por este escrito sobre o uso da palavra "pedra" na poesia de Cora Coralina são apenas sugestões imagéticas, pois elas evocam ideias associativas, de ordem abstrata e sensorial para cada leitor.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Referências

CANDIDO, Antônio. Na sala de aula: cadernos de análise literária. São Paulo: Ática, 2008.

COHEN, Jean. Estrutura da linguagem poética. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1973.

CORALINA, Cora. Meu livro de cordel. 18ª edição, São Paulo: Global, 2013.

DUQUE, Ireneo Martin; CUESTA, Marino Fernandez. Generos Literarios: iniciación a los estudios de literatura. 7ª edición, Madrid: Playor, 1982.

SCHLICHTA, Consuelo; TAVARES, Isis Moura. Artes Visuais e Música. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006.

SADDI, Maria Luiza Saboia. Os desenhos no céu: sonho e poesia. IN: Anais do 20º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes (ANPAP). 2011, Rio de Janeiro, pág. 4000 a 4012.

Downloads

Publicado

2016-02-04

Edição

Seção

Artigos