Conversa desconfiada: traços estilísticos em dois contos de Robélia Souza

Autores

  • Gleiciane Ferreira da Silva Freitas Universidade Federal do Acre
  • Lucilene Silva de Oliveira Universidade Federal do Acre
  • Maria José Silva Morais Costa Universidade Federal do Acre

Resumo

A pesquisa “Conversa desconfiada: traços estilísticos em dois contos de Robélia Souza” proposta pelo curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa, UFAC – Campus Floresta, se propôs refletir sobre a rede estilística tecida pela escritora Robélia Souza em dois de seus contos dos livros: Conversa Afiada e Desconfiança, a fim de perceber como o texto literário se aproveita dos fenômenos estilísticos no processo de recriação da realidade acreana. Para isso lançou mão das discussões de Nilce Sant'Ana Martins sobre a estilística e suas formas de realização: estilística do som, estilística do léxico, estilística da frase e estilística da enunciação. Durante o decurso da investigação, o primeiro passo dado foi o levantamento dos traços estilísticos que sobressaem em dois contos da autora – “Desconfiança” e “Conversa afiada” – para, em seguida, passar ao segundo passo, a análise desses traços. O resultado mostrou uma diversidade surpreendente de fenômenos estilísticos na escrita da autora. Mostrou ainda que, esses recursos servem como elementos estruturadores das suas narrativas. Por meio deles, ela não apenas mostra, mas também, problematiza a realidade acreana pós segundo ciclo da borracha.

 

Palavras-chave: Conto. Estilística. Estilo. Robélia Souza.

Biografia do Autor

Gleiciane Ferreira da Silva Freitas, Universidade Federal do Acre

Graduada em Lestras Português pela Universidade Federal do Acre - campus Floresta, especialista em Língua Portuguesa e professora da Educação Básica da rede estadual de educação do Acre.

Lucilene Silva de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Graduada em Lestras Português pela Universidade Federal do Acre - campus Floresta, especialista em Língua Portuguesa e professora da Educação Básica da rede estadual de educação do Acre.

Maria José Silva Morais Costa, Universidade Federal do Acre

Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012), possui mestrado em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (2006), é especialista em Literatura Brasileira pela PUC-Minas (2004), com graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Acre (1996). Tem experiência docente nos diversos níveis de ensino, pois foi alfabetizadora, lecionou no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e serviu na Secretaria de Estado de Educação do Acre como Coordenadora Pedagógica no Ensino Infantil. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Acre e Diretora do Centro de Educação e Letras - Campus Floresta. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, literatura de expressão amazônica, contos, imagens, leitura e texto.

Referências

BRANDÃO, H. N. Gêneros do discurso na escola. 4ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

CAMARA JR, J. M. Dicionário de Linguística e gramática: referente a língua portuguesa. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

___. Contribuição à estilística portuguesa. 3 ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1978.

CARVALHO, D. M. S. A presença da literatura oral no Vale do Juruá: manifestações folclóricas e identidade. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2005.

___. Entre o oral e o escrito: o conto numa comunidade amazônica. Araraquara, 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Curso de pós- graduação em Letras. Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista. 154de Estadual Paulista. 154 p.

COSTA, M. J. S. M. Trajetória de uma expressão amazônica: o encanto do desencanto em Florentina Esteves. São Paulo: All Print Editora, 2013.

CORTÁZAR, J. Valise de Cronópio. São Paulo: Perspectiva, 2004.

GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. 2 ed. São Paulo. Editora Ática, 1993.

GUIRAUD, P. A estilística. Trad. de Miguel Maillet. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

ECO, U. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LESSA, L. G. Estilística do texto, 2013.

MARTINS, N. S. Introdução à Estilística: A expressividade na Língua Portuguesa. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

MONTEIRO, J. L. A estilística: manual de análise e criação do estilo literário. 2 ed. revista e atualizada. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

PRETI, D. Estudos da língua oral e escrita. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

SOUZA, R. F. Conversa Afiada: contos de ficção. Rio Branco: Bobgraf / Preview, 1996.

www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/ppt-resenha-de-livros- pdf - acessado em 16/08/2015

Downloads

Publicado

2016-02-04

Edição

Seção

Artigos