O PEDAGOGO E OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

 Este artigo busca compreender o papel do pedagogo enquanto profissional que trabalha na formação de uma consciência ecológica dentro do ambiente escolar. O foco deste trabalho é o uso de projetos educativos de intervenção que tenham como tema questões ligadas ao meio-Ambiente enquanto tema transversal a ser abordado de maneira séria na educação fundamental e média brasileiras. Para tanto, trabalho, primeiro, com algumas definições: de pedagogo, de projeto educacional e de meio-ambiente; e, segundo, levanto a importância de criar nos estudantes uma consciência ecológica onde o ser humano é incluído como natureza. É importante dizer que este trabalho somente mostra, de maneira clara e sucinta, que o profissional pedagogo, dentro do ambiente escolar, não deve estar ligado somente ao ensino ou aos cargos de gestão e supervisão, mas que este profissional tem um papel muito mais relevante, socialmente, do que se admite hoje em dia.  

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades (área de Antropologia da Arte), mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Referências

ALMEIDA, Fernando José de; FONSECA JUNIOR, Fernando Moraes. Proinfo: Projetos e ambientes inovadores. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

BARBOSA, Luciano Chagas. Políticas públicas de educação ambiental numa sociedade de risco: tendências e desafios no Brasil. IN: IV Encontro Nacional da Anppas. Anais... Brasília, 4, 5 e 6 de junho de 2008, pág. 1-21.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Ministério da Educação e do Desporto. Atualização de 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.

LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa. Resenha do livro: Pedagogia e Pedagogos, pra que?. IN: Revista Cadernos de Pesquisa. Volume 37, número 131, maio/ago. 2007, pág. 513 a 515.

ORTEGA, Lenise Maria Ribeiro; SANTIAGO, Nilza Bernardes. A atuação do pedagogo: que profissional é esse? IN: Revista Pedagogia em Ação. Volume 1, número 2, ago./nov. 2009, pág. 29 a 35.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Entrevista - A natureza da globalização. Grupo Editorial Record. S/d. Disponível em: < http://www.record.com.br/autor_entrevista.asp?id_autor=4157&id_ent >, acesso em 17/02/2015.

_____. Temporalidades amazônicas: uma contribuição à Ecologia Política. IN: Desenvolvimento e Meio Ambiente. Editora UFPR. Número 17, jan./jun. 2008, pág. 21-31.

SANTOS, Nubia Gomes de Sousa dos; SILVA, Daize Franciele Nunes da; PORTO, Rita de Cassia Cavalcanti. Políticas de formação do/a pedagogo/a: a contribuição de Paulo Freire para formação permanente. IN: VIII Colóquio Internacional Paulo Freire. Educação como prática de liberdade: saberes, vivências e (re)leituras de Paulo Freire. Anais... Recife, UFPE,19 a 21 set./2013.

SEBASTIANI, Márcia Teixeira. Fundamentos teóricos e metodológicos da educação infantil. 2ª ed. Curitiba: IESDE, 2009.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Edição

Seção

Artigos