LEITURAS EM TRÂNSITO: O TRAJETO RIBERINHO/PROFESSOR/PESQUISADOR/LEITOR

Autores

  • Raelisson do Nascimento Walter Universidade Federal do Acre
  • Maria José da Silva Morais Costa UFAC
  • Vera Lúcia de Magalhães Bambirra UFAC

Resumo

Este trabalho se propõe a uma reflexão a respeito da noção de identidades a partir das discussões realizadas na disciplina “Literatura, Memória e Identidade” do mestrado em Letras da Universidade Federal do Acre e da minha própria trajetória como um sujeito cujo devir se constitui no trânsito entre o seringal e a cidade. É nessa busca de observar como essas identidades são construídas que o presente artigo se desenvolverá aproximando-se de noções básicas que auxiliem numa reflexão mais particularizada de um trajeto antropológico marcado pela leitura como amálgama que funde realidades. Mas para que seja possível essas reflexões, foram necessárias entender alguns conceitos expostos por pesquisadores que debatem sobre identidades. As discussões elaboradas por esses autores em torno do diálogo necessário para a construção de identidades (Moura), da insegurança nas definições de identidades por parte dos indivíduos no mundo atual (Bhabha e Bauman), da concepção de fronteira como lugar de trânsito e dualidade (Baller) e, por fim, da identidade como algo em constante estado de transformação e ebulição (Rajagopalan), me auxiliaram no processo de leitura de uma realidade específica. Sendo apresentado ainda autores que discutem sobre o processo de leitura, como: a complexidade de Morin, Foucambert e Freire. A reflexão feita aqui se estrutura a partir da análise de três momentos/espaços/identidades de minha trajetória, quais sejam, professor/leitor/ribeirinho. Logo, para um entendimento mais claro dos três termos, bem como, da relação entre eles, foram elaboradas três narrativas que deram base para essa reflexão.

 

Palavras chave: Identidade. Leituras em Trânsito. Fronteira.

Biografia do Autor

Raelisson do Nascimento Walter, Universidade Federal do Acre

Mestrando em Letras: Linguagens e Identidades pela Universidade Federal do Acre. Graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Acre (2013). Foi professor dos cursos de Letras Inglês, Licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Biológicas Bacharelado, Engenharia Florestal, Bacharelado em Enfermagem do Campus Floresta - UFAC. Também atuou no Programa de Formação de Professores da Educação Básica na área de Língua Inglesa. Atualmente é professor da rede estadual de educação do Acre. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, línguas Estrangeiras Modernas e Língua Portuguesa.

Referências

BALLER, L. Mulheres da fronteira e suas narrativas orais. In: LEITE, E. F.; FERNANDES, F. (Org.). Trânsitos da voz: estudos de oralidade e literatura. Londrina: EDUEL, 2012. (p. 233-257)

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

___. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/Zygmunt Bauman. Rio de Janeiro: Joege Zahar ed., 2005.

BHABHA, H. K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. 1. ed. Belo horizonte: Editora UFMG, 1998.

FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

____, A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: ARTMED Editora Ltda, 2002.

___. Modos de ser leitor: aprendizagem e ensino da leitura no Ensino Fundamental. Trad. Lúcia P. Cherem e Suzete P. Bornatto. Curitiba: Editora UFPR, 2008.

FREIRE, P. A importância do ato de ler em três artigos que se complementam. 47 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

JURANDIR, D. Chove nos campos de Cachoeira. 4 ed. Belém: Cejup, 1995.

MORIN, E. Ciência com consciência. Trad. Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 11 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MOURA, M. Identidades: construção de identidades, identidade local, regional, nacional, bainidade, brasilidade, identidade e militância. In. RUBIM, A. Cultura e Atualidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

RAJAGOPALAN, K. “A construção de identidades: linguística e a política de representação” In: Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003, p. 71-76.

Downloads

Publicado

2016-05-06

Edição

Seção

Artigos