CULTURA BRASILEIRA PELA VIA DO CINEMA EM SALA DE AULA

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Cristiano Alves Barros Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína.

Resumo

O foco deste artigo é o uso do cinema enquanto “reflexo” de uma sociedade e encarado enquanto produto cultural brasileiro. Busca-se refletir sobre como o cinema pode funcionar em sala de aula do Ensino Médio enquanto gerador de informações sociais, históricas e culturais de uma época não vivida pelos estudantes. Os objetos de análise deste escrito serão os filmesTerra em transe, Macunaima e Bye bye Brasil, já que estes filmes se relacionam diretamente ao movimento Tropicalista, algo que os estudantes do Ensino Médio atual não chegaram a vivenciar. Encarando o cinema enquanto produto da cultura de um país, os estudantes poderão melhor compreender quais os elementos que nos marcam enquanto brasileiros e como o cinema brasileiro pode ajudar no entendimento da formação da identidade cultural de seu próprio país.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades (área de Antropologia da Arte), mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Cristiano Alves Barros, Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína.

Licenciado em Letras-Português pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína.

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Publicado

2017-06-28

Edição

Seção

Artigos