EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, HOMOSSEXUALIDADE E O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE: UM PONTO DE VISTA

Autores

  • Cláudio Delunardo Severino Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Rebecca Cerqueira Braga Grande Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Resumo

As discussões associadas ao tema homossexualidade vêm obtendo notoriedade nos espaços de investigação e construção de conhecimento, onde ocorre uma dedicação crescente no que tange à análise das inerências das identidades homossexuais, assim como suas relações com outras identidades. Nesse sentido, nota-se a importância do ambiente escolar no sentido de proporcionar aos discentes momentos para a reflexão e, também, ações para a inclusão da diversidade sexual. O presente estudo tem como objetivo analisar a abordagem da pluralidade sexual nas aulas de Educação Física escolar e o papel do docente nesse contexto. A pesquisa permitiu concluir que as aulas de Educação Física representam um campo vasto para ser explorado com atividades positivas e temas como a homossexualidade e o reconhecimento pelas diversidades podem ser relacionados a uma realidade saudável, onde não se é reprimido por ser fraco, frágil, sensível, diferente ou qualquer outro comportamento que possa desqualificar uma criança por ser quem ela é.  

Biografia do Autor

Cláudio Delunardo Severino, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente

Referências

ALTMANN, Helena. Orientação sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n.2, p. 575-585, 2001.

ANJOS, Gabrielle dos. Homossexualidade, direitos humanos e cidadania. Sociologias, Porto Alegre, v. 4, n. 7, p. 222-252, jan./jun., 2002.

ANJOS, Luiza Aguiar dos. “Volei masculino é para homem”: representações do homossexual e do torcedora partir de um episódio de homofobia. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 11-24, jan./mar. de 2015.

BARROS, Aidil Jesus Paes; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Makron, 2007.

BORGES, Zulmira Newlands; MEYER, Dagmar Estermann. Limites e possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Ensaio: aval.pol.públ.Educ, Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 59-76, jan./mar. 2008.

CARDOSO, Fernando Luiz. O conceito de orientação sexual na encruzilhada entre sexo, gênero e motricidade. Revista Interamericana de Psicologia/Interamerican Journal of Psychology, Porto Alegre, v. 42, n. 1 p. 69-79, 2008.

DINIS, Nilson Fernandes. Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar em Revista, Curitiba, n. 39, p. 39-50, jan./abr. 2011.

FELIPE, Jane. Gênero, sexualidade e a produção de pesquisas no campo da educação: possibilidades, limites e a formulação de políticas públicas. Pro-posições, Campinas, v. 18, n. 2, p. 77-87, mai./ago. 2007.

FERRARI, Anderson. "Esses alunos desumanos": a construção das identidades homossexuais na escola. Educação e realidade, Porto Alegre, v. 28, n. 1, p. 87-111, jan./jul. 2003.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GARCIA, Olga Regina Zigelli. Prática sexual entre mulheres: identidade ou pluralidade sexual?. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, n. 56, p. 1-20, dez. 2003.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, Porto Alegre, v. 1, p. 71-83, mar. 2010.

MAROLA, Caroline Andreia Garrido; SANCHES, Carolina Silva Munhoz; CARDOSO, Lucila Moraes. Formação de conceitos em sexualidade na adolescência e suas influências. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 33, p. 95-118, 2011.

MELO, Sônia Maria Martins de. Corporeidade e diversidade: reflexões sobre a delicada trama entre o eu e o outro. In: FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico (Org.). Educação sexual: múltiplos temas, compromisso comum. Londrina: UEL, 2009.

MORAES, Lidiane Marrero de; OLIVEIRA, Regiane Gonçalves de; FECHIO, Juliane Jellmayer. A homossexualidade e o bullying na educação física escolar. EFDeportes.com Revista Digital, v. 15, n. 153, fev. 2011.

OKITA, Hiro. Homossexualidade: da opressão à libertação. 2. ed. São Paulo: Sundermann, 2015.

OLIVEIRA, Xênia Ferreira de; GODOI, Marcos Roberto; SANTOS, Luciene Neves. A opinião dos professores de educação física do Ensino Médio sobre a homossexualidade e a homofobia na escola. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, out./dez. 2014.

POCAHY, Fernando; DORNELLES, Priscila Gomes. Um corpo entre o gênero e a sexualidade: notas sobre a educação e abjeção. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ., Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 125-136, jul./dez. 2010

PRECIADO, Beatriz. Manifesto contrassexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.

QUIRINO, Glauberto da Silva; ROCHA, João Batista Teixeira. Sexualidade e educação sexual na percepção docente. Educar em Revista, Curitiba, n. 43, p. 205-224, jan./mar. 2012.

RIBEIRO, Hughes Costa de França. Direitos humanos, direitos sexuais e as minorias sexuais. In: FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico (Org.). Educação sexual: múltiplos temas, compromisso comum. Londrina: UEL, 2009.

SANTOS, Vanessa dos. Homossexualidade no ambiente escolar. LENPES-PIBID de Ciências Sociais, Londrina, v. 1, n. 2, p. 1-17, jul./dez. 2012.

SILVA, Renata Laudares; SCHWARTZ, Gisele Maria. Ética x preconceito: um desafio para profissionais no âmbito do lazer. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 12, n. 2, p. 35-41, 2. sem. 2001.

SILVA, Fernanda Azevedo Gomes et al. A educação física no ensino médio: um olhar sobre o corpo. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 673-685, jul./set., 2015.

SILVA, Paula; BOTELHO-GOMES, Paula; GOELLNER, Silvana Vilodre. Educação física no sistema educativo português: um espaço de reafirmação da masculinidade hegemônica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 219-233, jul./set. 2008.

SOUZA, Leandro Corsico; DINIS, Nilson Fernandes. Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 3, p. 119-134, set./dez. 2010.

SOUZA, Luiz Antônio Francisco; SABATINE, Thiago Teixeira; MAGALHÃES, Boris Ribeiro (Orgs.). Michel Foucault: sexualidade, corpo e direito. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Edição

Seção

Artigos