FISIOGRAFIA DO RIO MADEIRA: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO, ESTRUTURA E PROCESSOS FLUVIAIS

Gabrielly Beatriz da Silva de Araújo

Resumo


O Rio Madeira é um dos grandes afluentes do Amazonas, recebendo este nome devido às toras de madeira que foram derrubadas pela ação de suas águas. Neste rio ocorrem processos erosivos, de transporte e deposição, sendo muitos importantes para a realização de estudos dentro da disciplina de Geomorfologia Fluvial. A partir da ação antrópica, com a construção de hidrelétricas e a destruição da mata ciliar, o rio vem sendo afetado, alterando o seu comportamento. O objetivo da pesquisa foi entender os processos que ocorrem no Rio Madeira, identificando as diferentes características da bacia estudada. A metodologia utilizada foi um levantamento bibliográfico e o método de observação a partir da atividade de campo realizada durante a disciplina de Geomorfologia Fluvial. Os resultados revelam que o trecho estudado é um canal anastomosado, onde se pode identificar a erosão do tipo corrosão e corrasão, além das faixas de deposição de terraço e planície de inundação. Por fim, estes processos continuaram ocorrendo, remodelando o relevo a partir de suas águas.

Palavras chaves: Rio Madeira, bacia hidrográfica, erosão, transporte, deposição.


Texto completo:

PDF

Referências


ADAMY, A. Dinâmica Fluvial do Rio Madeira. In: SILVA, R. G. C (Org). Porto Velho, cultura, natureza e território. 1° ed. Temática: Porto Velho, 2016. p. 120-147.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blücher, 1980.

GUERRA, A.J.T. & CUNHA, S.B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

GUERRA, A. T & GUERRA A. J. T. Novo Dicionário Geológico-Geomorfológico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

LATRUBESSE, Edgardo M. (Coord.). Paleo e Neoclimas da Amazônia Sul-Ocidental. Southwestern Amazônia Paleo-And Neoclimates. Paleo y Neo Climas da Amazônia Sudoccidental. Rio Branco: UFAC/Laboratório de Geomorfologia e Sedimentologia, 1996. 89p. (Conferência de Campo).

MUNIZ, L. S. Análise dos Padrões Fluviométricos da Bacia do Rio Madeira - Brasil. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Manaus.

PENTEADO, M. M. Fundamentos de Geomorfologia. Rio de Janeiro: IBGE, 1983.

TORRES, F. T. P; MARQUES NETO, R. & MENEZES, S. O. Introdução à Geomorfologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

TOCANTINS, L. O rio comanda a vida – uma interpretação da Amazônia. 9° ed. Manaus: Editora Valer/ Edições Governo do Estado, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.