O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO NO ESTADO DO ACRE: O CASO DA DOM PORQUITO

Autores

  • Lucas Gabriel da Silva Moraes Universidade Federal do Acre
  • Karina Furini da Ponte

Resumo

A industrialização tardia e insuficiente do Acre incentivou a forte participação do Estado como indutor do seu desenvolvimento, e, na atualidade, percebe-se o apoio do Estado para as atividades mais representativas, originando o principal objeto desta pesquisa: a agroindústria. Diante disso, o presente trabalho tem o objetivo de analisar o papel do Estado na implantação da agroindústria Dom Porquito no município de Brasileia-AC, tendo como principal foco o modelo Público Privado Comunitário (PPC) e a parceria entre indústria e camponês que regulam a empresa. A pesquisa bibliográfica em livros, revistas, páginas da web, documentos e o trabalho de campo, foram as principais ferramentas que auxiliaram no desenvolvimento da pesquisa, a fim de evidenciar as dinâmicas da relação indústria-camponês e o incisivo papel estatal no processo de desenvolvimento da indústria acreana.

Biografia do Autor

Lucas Gabriel da Silva Moraes, Universidade Federal do Acre

Acadêmico do curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Acre

Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Geografia UFAC

Referências

BRASIL. Governo do Estado do Acre. Plano Plurianual – PPA 2008/2011. Disponível em:<http://www.ac.gov.br/wps/wcm/connect/e40638004345cdc6a593bd577be773aa/PPA_2008_2011.pdf?MOD=AJPERES>. Acesso em 09 out. 2016.

LENCIONE, Sandra. Mudanças na metrópole de São Paulo e transformações industriais. IN: SPOSITO, Eliseu (Org.) Dinâmica econômica, poder e novas territorialidades. Presidente Prudente: UNESP/FCT: GASPERR, 1999. p. 115-136.

LICZBINSKI, C. R.; PIMENTEL, C. C.; ZATT, F. Condomínios rurais como uma alternativa aos pequenos produtores - análise da viabilidade econômico-financeira de uma terminação de suínos. XI SIMPEB. Bauru, nov. 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2018.

MESQUITA, L. A. P.; MENDES, E. P. P. Modernização da agricultura e formação dos complexos agroindustriais. Anais do XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária, São Paulo, 2009. p. 1-17. Disponível em:<http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/laboratorios/agraria/Anais%20XIXENGA/artigos/Mesquita_LAP.pdf>. Acesso em: 21 de mai. 2017.

MOREIRA, R. Os períodos técnicos e os paradigmas do espaço do trabalho. Ciência Geográfica. Bauru, v. II, n 16, maio/agosto, p. 04-08, 2000.

MOREIRA, R. A nova divisão territorial do trabalho e as tendências de configuração do espaço brasileiro. In: LIMONAD, Ester; HAESBAERT, Rogério; MOREIRA, Ruy. Brasil século XXI: por uma nova regionalização? Agentes, processos, escalas. São Paulo: Max Limonad, 2004. p.123-152.

MÜLLER, G. Complexo agroindustrial e modernização agrária. São Paulo: HUCITEC. 1989.

OLIVEIRA, A. U. A agricultura camponesa no Brasil. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2001.

OLIVEIRA, A. U. de. Modo capitalista de produção, agricultura e reforma agrária. São Paulo: FFLCH, 2007

OLIVEIRA, S. S. M. O capital comunitário e a PPC: a participação pública, privada e comunitária na construção da economia local. 146 p. Tese (Mestrado em Desenvolvimento Regional). Universidade Federal do Acre, 2010.

PONTE, K. F. da. O Desenvolvimento Sustentável e o Controle Social da Natureza e do Trabalho: Um estudo sobre a Fábrica de Preservativos Masculinos de Xapuri (AC). 360p. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual Paulista, 2014.

SILVA, J. G. da. A nova dinâmica da agricultura brasileira. Campinas: Unicamp-Instituto de Economia, 1996.

AC 24HORAS. Indústria do Acre representa 0,1% em participação nacional. Disponível em: <http://www.ac24horas.com/2014/11/07/industria-do-acre-representa-01-em-participacao-nacional/>. Acesso em 12 jun. 2018.

AGÊNCIA ACRE. Carne suína do Acre será exportada para o mercado asiático. Disponível em: <http://www.agencia.ac.gov.br/carne-suina-do-acre-sera-exportada-para-o-mercado-asiatico/>. Acesso em 22 fev. 2018.

O ALTO ACRE. Tião Viana se irrita sobre dívida da Dom Porquito. Disponível em: <http://www.oaltoacre.com/tiao-viana-se-irrita-sobre-divida-da-dom-porquito-e-dai-toda-empresa-no-mundo-deve/>. Acesso em 22 fev. 2018.

FOLHA DO ACRE. Pedra Norte pede a falência da Dom Porquito por dívida milionária; empresa tem ações do governo. Disponível em: <https://folhadoacre.com.br/politica/pedra-norte-pede-falencia-da-dom-porquito-por-divida-milionaria-empresa-tem-acoes-governo/>. Acesso em 22 fev. 2018.

KAETÉ INVESTIMENTOS. Dom Porquito. Disponível em: < http://www.kaeteinvestimentos.com.br/portfolio-items/domporquito/>. Acesso em 12 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Como Citar

Gabriel da Silva Moraes, L., & Furini da Ponte, K. (2018). O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO NO ESTADO DO ACRE: O CASO DA DOM PORQUITO. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 1(01), 15–25. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/2065