Portal de Periódicos Eletrônicos da UFAC


O Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Acre tem por finalidade principal integrar e disponibilizar eletronicamente o ocnteúdo de periódicos editados na Instituição.

O link abaixo disponível tem por objetivo demonstrar  o funcionamento da ferramenta SEER para os editores 

http://ead.ibict.br/cursos/seer2/

Revista TXAI de Artes Cênicas

Revista voltada para a publicação da produção científica de artes cênicas na região norte integrando docentes das instituições: UFAC, UEA, UFT e UNIR.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Educar para Transformar

Revista interdisciplinar editada pelo corpo docente dos cursos de: Artes Cênicas: Teatro e Música para a divulgação dos trabalhos produzidos pelo Núcleo de Pesquisa Educar para Transformar e do Seminário de Arte Educação.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Xiringa de Artes Cênicas

A Revista Xiringa de Artes Cênicas possui a finalidade de receber artigos feitos por discentes de cursos superiores de artes cênicas e introduzir para os estudantes do curso de artes cênicas: teatro da Universidade Federal do Acre os princípios de editoração de revistas científicas.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

ACTA CIENTÍFICA DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Peródico científico nas áreas de medicina veterinária, medicina e ciências biológicas, com o objetivo de divulgar trabalhos de pesquisa científica oriundos de diferentes instituições, em todas as áreas do conhecimento

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista em Favor de Igualdade Racial

Revista em Favor de Igualdade Racial  é uma publicação anual, voltada para a publicação de textos e tem como proposta fomentar discussões sobre práticas de promoção de igualdade racial no Estado do Acre, que possibilitem enfrentar o racismo em diferentes instituições e instalar relacionamentos étnico-raciais democráticos nos diferentes espaços. A revista tem como objetivo fortalecer a luta por igualdade racial no Estado do Acre, levando conhecimento teórico-metodológico e socializando iniciativas exitosas já realizadas nesta temática, sendo apresentadas, essas experiências, através de diversos trabalhos acadêmicos de diferentes cursos bem como segmentos sociais interessados em promoção de igualdade racial.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

JAMAXI

Jamaxi: Revista de História e Humanidades é um periódico eletrônico, semestral, editado sob a responsabilidade dos cursos de licenciatura e bacharelado em História da Universidade Federal do Acre e da Associação Nacional de História – ANPUH/Seção Acre, sem fins lucrativos, com o intuito de propiciar o intercâmbio, circulação e difusão de estudos e pesquisas nas áreas de Ciências Humanas, educação e linguagens. 

Tem como objetivo mobilizar e envolver pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades dessa macro região, bem como manter relações com as experiências de professores da educação básica e de movimentos sociais das florestas e cidades amazônico-andinas.

As contribuições, na forma de artigos, entrevistas, resumos e resenhas, poderão ser livres ou vinculadas a dossiês temáticos organizados por profissionais dos cursos de História da Ufac, ANPUH - Seção Acre e outras instituições.

ISSN: 2594-5173

Chamada para publicação Revista Jamaxi

A Comissão Editorial da Revista de História Jamaxi, revista de história e humanidades, editada sob a responsabilidade dos cursos de licenciatura e bacharelado em História da Universidade Federal do Acre e da Associação Nacional de História – ANPUH/seção Acre, com o objetivo de propiciar o intercâmbio, circulação e difusão de estudos e pesquisas nas áreas de Ciências Humanas, educação e linguagens, convida pesquisadores, professores e estudiosos para que enviem artigos com abordagens sobre Historiografia e Ensino de História, com vistas à publicação de sua edição de nº 01, no primeiro semestre de 2018.

Prorrogado o prazo de submissão para 20/01/2018, com lançamento em janeiro de 2018.  Vejam mais informações sobre a Revista e as orientações para submissão na revista, CLIQUE AQUI




Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

REVISTA COMMUNITAS

Revista Communitas  é uma publicação semestral, voltada para a publicação de textos inéditos na área de Educação, Letras, Linguística e áreas afins das Ciências Humanas. A revista publica artigos e resenhas e conta com a colaboração de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Os trabalhos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.

ISSN: 2526-5970 | Ano de criação: 2017 | Área do conhecimento: Educação e Letras | Periodicidade: Semestral | Qualis: em avaliação | DOI: em registro

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Anais do Encontro Nacional dos Grupos PET

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

UÁQUIRI. A Geografia e a Amazônia em Questão

Revista do Departamento de Geografia da Univrsidade Federal do Acre.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

ARIGÓ

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Anais do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

REVISTA DE INICIAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES

A REVISTA DE INICIAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES é uma iniciativa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Universidade Federal do Acre (Pibid Ufac).

O periódico é um canal de divulgação da produção de conhecimento sobre a temática da formação inicial e continuada de professores, em diálogo interdisciplinar com os cursos de licenciatura e demais programas de formação de professores para a educação básica. É dirigido ao público de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação a fim de promover o intercâmbio de pesquisas, experiências metodológicas e relatos da articulação entre teoria e prática na formação docente. 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924

Muiraquitã - Revista de Letras e Humanidades é um periódico eletrônico, semestral, editado sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Universidade Federal do Acre – (UFAC), sem fins lucrativos, com o objetivo de propiciar o intercâmbio, circulação e difusão de estudos e pesquisas nas áreas de Linguística e Literatura, Artes, Ciências Humanas e Sociais. 

Mantida por Instituição Federal de Ensino, pública e gratuita localizada em uma das mais estratégicas fronteiras amazônicas e panamazônicas, Muiraquitã não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação de contribuições na forma de suas diretrizes e está disponível para leituras e downloads completamente gratuitos. Dentre seus focos principais está a difusão e circulação de resultados de pesquisas e ideias de professores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades dessa macro região, bem como conectar-se com as experiências de professores da educação básica e com as diferentes formas de produção e transmissão de saberes de comunidades humanas e movimentos sociais das florestas e cidades amazônico-andinas.

Em chamadas específicas e fluxo contínuo, as contribuições (artigos, entrevistas, ensaios, traduções e resenhas) poderão ser livres ou vinculadas a dossiês temáticos organizados por pesquisadores e outras pessoas interessadas.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

PSICOLOGIAS

 ISSN 2446-7138 

Psicologias é um periódico anual (ABRIL/2015) do Curso de Psicologia - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal do Acre e tem como público alvo pesquisadores, docentes, discentes e profissionais das áreas de Humanidades e Saúde.

O objetivo principal consiste no incentivo à produção e divulgação do conhecimento científico, priorizando a publicação de artigos originais que relatam os resultados de pesquisas, estudo (s) de caso (s) e relato (s) de experiência nas áreas acima descritas e que se relacionem à Psicologia. Os trabalhos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

Os trabalhos submetidos à Revista Psicologias serão avaliados pelo Conselho Editorial e Membros Associados, em todos os aspectos éticos, a fim de que sejam avaliados casos de má conduta e plágio.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

South American Journal of Basic Education, Technical and Technological

O South American Journal of Basic Education, Technical and Technological é um periódico de acesso aberto, editado pelos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo em Saúde, Educação e Biodiversidade (GESEB) e Grupo de Estudos da Educação, Cultura, Arte e Linguagem (GECAL), do Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre (UFAC) em colaboração com professores e pesquisadores da América do Sul e tem como objetivo criar um canal de comunicação com a comunidade científica, oportunizando espaço para publicação de trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica de universidades, institutos, faculdades, centros de pesquisa e escolar de ensino básico técnico e tecnológico da América do Sul.  A revistapublica artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de casos, relatos de experiência, artigo de opinião e editoriais, na seguintes áreas:

Biologia e Química

Física, Matemática e Informática

Geografia, História e Humanidades

Filosofia e Ciências da Religião

Português e Literatura

Inglês e Espanhol e Libras

Artes e Música

Engenharias

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

ANTHESIS

Revista Anthesis, de fluxo contínuo, publicará artigos originais e inéditos, referentes às áreas da Letras (Linguística e Literatura) e áreas afins das Ciências Humanas, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor.  

Fluxo: contínuo | Periodicidade: Semestral | Área: Educação, Linguística e Literatura | ISSN: 2317-0824 | Qualis Capes (ano base 2016): B5 (Linguística e Literatura) B4 (Interdisciplinar) C (Educação).  

Indexadores: PKP - Public Knowledge Project (OAI) | LivRe - CNEN | SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras | Google Acadêmico | SIS - Scientific Indexing Services 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Journal of Amazon Health Science

A JOURNAL OF AMAZON HEALTH SCIENCE, editada pela Universidade Federal do Acre, é um periódico eletrônico trimestral que tem o foco em publicações da área da Ciências da Saúde e do Exercício Físico e áreas afins envolvendo as seguinte subáreas: Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional. Tem a missão de publicar preferencialmente estudos nacionais e internacionais em uma abordagem interdisciplinar na grande área da ciências da saúde em uma perspectiva na qualidade de vida, promoção da saúde e da atividade física e esporte.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

ANAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFAC

Divulgacao dos resumos de inciação científica da Universidade Federal do Acre.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

TROPOS

A Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura é uma publicação semestral editada pela Universidade Federal do Acre – UFAC, vinculada aos grupos de pesquisa Comunicação, Sociedade e Cultura e Mídias, Imaginário e Representação – Uma Cartografia das Amazônias (Mirca) do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFAC. A revista é atualmente classificada como B3 na área Linguística e Literatura, B5 na área de Comunicação e Informação e Ciência política e relações internacionais. Possui caráter científico e é a primeira do referido curso, sendo dedicada, preferencialmente, a publicação de textos inéditos nas áreas de Comunicação e Humanidades, tendo foco multidisciplinar. 

Convidamos os pesquisadores a enviar contribuições dentro das áreas de conhecimento propostas pela revista.

1. Jornalismo e Sociologia, 2. Teorias da Comunicação, 3. Estudos Culturais e de Gênero, 4. Narrativas Audiovisuais, 5. Semiótica, 6. Comunicação e Cultura Visual, 7. Jornalismo e Literatura, 8. Educação para os media, 9. Comunicação e Saúde, 10. Assessoria de Comunicação, 11. Interações midiatizadas
 
A primeira edição de 2018 será publicada em Julho.
 
A segunda edição de 2018 será publicada em Dezembro.
 
Data limite para submissões: 30 de setembro de 2018.
 
 
Além das submissões com temas livres, a Revista organiza o seu primeiro dossiê intitulado “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”:

As submissões estão abertas até 30 de setembro de 2018 para o seu primeiro dossiê. Os artigos devem versar sobre as “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”.

O dossiê será coordenado por Jorge Carrega, Ph.D., pesquisador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e a pesquisadora Paola Palma, Ph.D. que integra a UMR Thalim (CNRS/ENS/Université Paris 3).

Quaisquer questões podem ser dirigidas aos editores da revista Tropos e do dossiê.

Jorge Carrega (jmcarrega@ualg.pt)

Paola Palma (palma.paola@gmail.com)

DOSSIÊ: “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”

Desde que George Méliès abriu o cinema à imaginação e Enrico Guazzoni criou o filme épico, a Europa mediterrânea tem desempenhado um papel fundamental na história da 7ª arte, graças à dinâmica criativa das indústrias de cinema francesa, italiana e espanhola, as quais por diversas vezes estabeleceram frutuosas parcerias que não só refletiam as condições do mercado, mas também as relações politicas e econômicas que se estabeleciam entre os países da Europa Ocidental.

Os anos do pós-guerra, nomeadamente as décadas de 1950, 60 e 70, assinalaram o apogeu das indústrias de cinema da Europa mediterrânea, graças a uma aposta na co-produção que permitiu desenvolver modelos de cinema transnacional que alcançaram enorme popularidade em mercados como a América Latina e alguns países asiáticos (gêneros populares) ou nos grandes centros urbanos da Europa e dos EUA (cinema de autor). Deste modo, importa aprofundar os estudos sobre a distribuição e recepção destes filmes nos diversos países onde foram distribuídos, assim como as práticas de censura a que foram submetidos, em particular pelos regimes ditatoriais de Portugal, Espanha, Brasil e Argentina.

Na verdade, apesar das cinematografias oriundas do sul da Europa (França, Itália, Espanha, Portugal, Grécia e antiga Jugoslávia), e em particular dos seus mais notáveis cineastas, terem merecido a atenção de historiadores e pesquisadores de cinema, raras vezes estes filmes foram analisados segundo uma perspectiva mediterrânea, com enfoque nas características históricas e socioculturais que unem estes países e distinguem uma parte importante da sua produção cinematográfica, não apenas do cinema de Hollywood, mas também das cinematografias do centro e norte da Europa. 

A Revista Tropos convida os autores a enviarem artigos sobre os seguintes tópicos:

 - A importância histórica da co-produção cinematográfica entre os países da Europa mediterrânea desde o final da II Guerra Mundial aos nossos dias;

- Modelos e práticas de cinema transnacional na Europa mediterrânea;

- Os gêneros populares no cinema da Europa mediterrânea;

- A distribuição e recepção do cinema da Europa mediterrânea na Europa e nos países latino-americanos;

- Identidades nacionais e transnacionais no cinema da Europa mediterrânea;

- Cineastas do mediterrâneo: o filme de autor como expressão das culturas do mediterrâneo;

- O filme de viagens na Europa mediterrânea;

- Práticas de censura e multiversão no cinema da Europa mediterrânea;

- Questões de raça, gênero e identidade no cinema da Europa mediterrânea;

- O cinema da Europa mediterrânea e a “Fortaleza Europa”: a problemática da emigração vista pelo cinema;

- A circulação de profissionais da indústria de cinema (atores, realizadores, argumentistas, músicos, directores de fotografia etc…) na Europa mediterrânea;

-A importância dos Festivais de Cinema.

 

Visite nossa página no Facebook.

 
ISSN: 2358-212X

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

NAWA

A Revista Nawa está ligada a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal do Acre. 

Busca-se a publicação de resultados de projetos de extensão desenvolvidos na Ufac, nas demais universidades brasileiras e países fronteiriços, como meio de promover a troca de saberes e o debate democrático sobre educação, arte e cultura na Amazônia e em todo território nacional. 

A periodicidade é semestral. 

Para publicação no terceiro número, os textos devem ser submetidos até 10 de abril de 2018. A publicação vai ao ar em junho.

 ISSN 2527-1164

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar