Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores

1 – Serão aceitos artigos, entrevistas, ensaios ou resenhas – inéditas – escritas em português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão ou em uma das línguas indígenas amazônicas.

2 – Os proponentes ou autores deverão submeter suas propostas, exclusivamente, pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).

3 – Em caso de textos em co-autoria, será aceito somente dois co-autores para cada proposta apresentada.

4 – Cada proposta deverá ser aprovada por, no mínimo, dois integrantes do Conselho Editorial ou por pareceristas ad hoc para ser publicada.

5 – Propostas aceitas com restrições serão devolvidas aos seus autores para ajustes.

6 – As propostas submetidas que não estiverem em conformidade com estas diretrizes serão recusadas pelos editores e não serão encaminhadas para a avaliação dos pareceristas.

7 – Os artigos deverão ter de 15 (quinze) a 30 (trinta) páginas; as entrevistas, no máximo, 15 (quinze) páginas; os ensaios entre 10 e 20 páginas; e as resenhas, no máximo, 10 (dez) páginas.

8 – Os artigos deverão ter a seguinte estrutura:

8.1 – Elementos pré-textuais:

a) Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito, em caixa alta.

b) Resumo: três linhas abaixo do nome do autor. Colocar a palavra resumo em caixa alta, corpo 10, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, com, no mínimo, 100 (cem) e, no máximo, 150 (cento e cinquenta) palavras, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o resumo.

c) Palavras-chave: em número de 3 (três) a 5 (cinco), duas linhas abaixo do resumo. Colocar o termo Palavras-chave, em caixa alta, primeira letra em maiúscula. Fonte: Times New Roman, corpo 10. Cada palavra-chave com primeira letra maiúscula e o restante em minúscula, separadas por ponto.

ATENÇÃO: a identificação do(s) autor(es) não deve ser inserida no corpo da proposta encaminhada, devendo ser enviada no cadastro do autor.

8.2 – Elementos textuais:

a) Fonte: Times New Roman, corpo 12 e alinhamento justificado ao longo de todo o texto.

b) Configuração da página: margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, sem numeração de páginas.

c) Espaçamento: 1/5 entre linhas e parágrafos, duplo entre partes do texto (tabelas, ilustrações, citações em destaque, etc.).

d) Citações: no corpo do texto, serão de até 3 (três) linhas, entre aspas duplas. Acima de 3 (três) linhas devem ser destacadas fora do corpo do texto, em fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, com recuo de 4cm à esquerda.

e) Todas as referências das citações ou menções a outros textos (tanto as incluídas no corpo do texto, como as que devem aparecer em destaque) deverão ser indicadas após a citação com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor, em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta. E.x.: (SARLO, 2007, p.71). Deve-se evitar a utilização de idem ou ibidem e Cf. Quando for utilizado o apud, colocar as mesmas informações solicitadas anteriormente para o autor do texto de onde a citação foi retirada.

f) Notas explicativas: se necessárias, devem vir em rodapé. Fonte: Times New Roman, corpo 10. Alinhamento justificado, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas.

g) Títulos e subtítulos das seções: sem recuo, em negrito, sem numeração e em fonte Times New Roman 12.

h) Tabelas, figuras, fotografias, entre outras, devem ser inseridas no texto, logo após serem citadas, contendo a devida explicação na parte inferior das mesmas, numeradas sequencialmente.

8.3 – Elementos pós-textuais:

a) Colocados logo após o término do artigo.

b) Título em inglês: recomenda-se, para este item e os dois sub-seguintes, procurar revisão por um especialista em língua inglesa.

c) Abstract: colocar a palavra abstract em caixa alta, corpo 10, seguida de dois pontos. Redigir o texto em inglês, em parágrafo único, espaço simples, justificado, com, no mínimo, 100 (cem) e, no máximo, 150 (cento e cinquenta) palavras, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o resumo.

d) Keywords: em número de 3 (três) a 5 (cinco), duas linhas abaixo do Abstract, em inglês. Fonte: Times New Roman, corpo 10. Cada Keyword com primeira letra maiúscula e o restante em minúscula, separadas por ponto.

e) Referências: sempre ao final dos textos e seguir as normas da ABNT.

Exemplos para as citações e referências Para livros: PACHECO, A. S. À margem dos “Marajós”: cotidiano, memórias e imagens da “cidade-floresta” – Melgaço. Belém (PA): Paka Tatu, 2006.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Iara Frateschi Vieira. 12ª edição, São Paulo: Hucitec, 2006.

Para capítulo de livros: VILELA, E. Corpos inabitáveis. Errância, filosofia e memória. In: LARROSA, J. e SKLIAR, C. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Tradução de Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 233-253.

Para artigos de revistas: PORTELLI, A. A filosofia e os fatos. In: Tempo, Revista Digital de História do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, vol. 1, n°. 2, p. 59-72, 1996.

Para citação de fonte eletrônica: MICHAELIS: Moderno dicionário da língua portuguesa. Disponível em http://goo.gl/IJ7w.  Acesso em 13/04/2014.

Para artigos publicados em jornais: SILVA, F. B. O processo eleitoral de 1982 no Acre: antecedentes e condicionantes eleitorais. Jornal Página 20, Rio Branco, 11 maio 2013. Coluna Aconteceu, p. 12

Para teses de doutorado e dissertações de mestrado: ROCHA, A. C. A reinvenção e representação do seringueiro na cidade de Rio Branco, Acre (1971-1996). Tese de Doutorado, Programa de Estudos Pós-Graduação em História da PUC-SP, São Paulo, 2006.

ALVES, A. S. Africanismos em atlas linguísticos regionais brasileiros e sua dicionarização. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Acre, 2013.

9 - Ao submeterem seus textos à Muiraquitã – Revista de Letras e Humanidade, Universidade Federal do Acre, os autores, automaticamente, autorizam sua publicação e concordam com os termos estabelecidos pelas presentes normas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.