Sobre a Revista

Foco e Escopo

Os trabalhos a serem recebidos para a publicação deverão possuir relação com a Psicologia dentre as duas grandes áreas de Humanidades e Ciências da Saúde. Objetiva-se que estes trabalhos possam contribuir para o aprofundamento das problemáticas referentes à Psicologia. A Revista apresenta formato online de acesso livre.

A periodicidade da revista Psicologias é anual e a seleção dos trabalhos dar-se-á por meio de edital que será lançado no mês de abril de cada ano, a partir de 2015, uma vez que este volume de lançamento contou com trabalhos de convidados.

Quanto à formatação, optou-se pela normativa, mais recente em vigor, da American Psychological Association – APA. As orientações quanto à formatação encontram-se nas páginas finais de cada volume.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Quanto ao processo avaliativo dos trabalhos submetidos à publicação, este será realizado em  duas etapas:

 1ª etapa, de seleção, feita pelo conselho editorial, a fim de definir os artigos a serem publicados, recusados, e/ou aqueles que serão devolvidos para revisão. Informa-se que todos os artigos recusados ou devolvidos para a revisão, acompanharão parecer pautado no roteiro avaliativo, descrevendo as modificações e/ou sugestões.

2ª etapa, em que os trabalhos serão avaliados pelos membros do conselho editorial e, posteriormente, encaminhados para os membros associados. Todo o processo avaliativo para a seleção de artigos fundamentar-se-á em modelo estabelecido pelos membros da revista e que será anexado no edital de cada volume. 

Periodicidade

anual

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Psicologias é uma revista eletrônica do Curso de Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre UFAC. Foi criada, em 2015, com a finalidade de publicar textos inéditos nas áreas de Psicologia e Humanidades sob a forma de artigos científicos, estudo de caso (s) e relatos de experiências.