PRAZERES E PECADOS: A GULA, LUXÚRIA E A IRA EM FILMES GASTRONÔMICOS

Autores

  • Ítalo de Paula Casemiro UFRJ

Resumo

Esta pesquisa faz uma análise comparativa de dois filmes: Estômago (2007), de Marcos Jorge, e o O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante (1989), de Peter Greenaway. Buscamos mostrar como a cozinha e seus desdobramentos estão intimamente ligados com o desenrolar da trama em ambos os filmes, estabelecendo aproximações e afastamentos entre as suas estruturas narrativas. Através da aplicação da  análise de conversação, observa-se uma semelhança estrutural entre as películas, identificando a existência de três grandes blocos narrativos que se estabelecem no decorrer da trama. Tais blocos são formados pela presença marcante de três pecados capitais que funcionam como articuladores: Gula, Luxúria e Ira. Os elementos principais que conduzem à narrativa e dão forma concreta a esses pecados são a comida e o sexo. A Gula e a Luxúria se relacionam como pecados reversíveis, onde um leva ao outro numa retroalimentação circular e contínua. Essa reversibilidade constante e crescente gera uma frustração com relação à perenidade do prazer - tanto gastronômico quanto sexual, já que ambos vão gradativamente se confundindo ao longo das narrativas -, o que resulta na Ira como o reverso do prazer impossível de se realizar em sua plenitude. A transgressão do interdito, impedida de chegar ao seu final é o ato gerador da Ira que resolve a tensão dessa impossibilidade pela violência.

Referências

Alves, Rubem. (2011). Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette. São Paulo: Planeta do Brasil.

Brillat-Savarin, Jean Anthelme. (1995). A fisiologia do gosto. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Companhia das Letras.

Bergmann, J. (2004). “Conversation Analysis”, In: U. Flick, Kardorff, E. V.; Steinke, I (eds), A Companion to Qualitative Research. London: SAGE, p. 296-302.

Castellani, Vittorio. (2011). O mundo à mesa: preceitos, ritos e tabus da gastronomia. Campinas: Saberes Editora.

Fischler, C. (2001) L’Omnivore. Paris: Odile Jacob.

Flick, Uwe. (2009). Métodos de Pesquisa: introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.

Flusser, Vilém. (2008). A história do diabo. São Paulo: Annablume.

Franco, Ariovaldo. (2010). De caçador a gourmet: uma história da gastronomia. 5 ed. São Paulo: Editora SENAC.

Lipovetsky, Gilles. (2009). A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Trad. Paulo Neves. Porto Alegre: Sulina.

Leclaire, Serge. (1979). “Demasquer le Réel”. Apud BAIBLE, C. Programation de L’écoute (3) Cahiers di Cinema, 297, (fevereiro de 1979).

Pasolini, P. P. (1983). As últimas palavras do herege. Entrevistas com Jean Duflot. São Paulo: Brasiliense.

Schechner, Richard. (2012). Perfomance e antropologia de Richard Schechner. Organização Zeca Ligiéro. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Mauad.

Severino, Antonio Joaquim. (2007). Metodologia do trabalho científico: diretrizes para o trabalho científico didático na universidade. 23.ed. São Paulo: Cortez.

Spang, Rebecca. (2003). A invenção do restaurante. Rio de Janeiro: Record.

Yasoshima, José Roberto. (2012). Gastronomia na Tela: As Representações da Comida no Cinema. Rosa dos Ventos, v. 4, p. 300-316, jul/set.

Downloads

Publicado

2016-04-28

Edição

Seção

Artigos