Notícias

Revista Tropos organiza seu primeiro dossiê intitulado “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”

 

A revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura (ISSN: 2358-212X) está com submissões abertas até 30 de setembro de 2018 para o seu primeiro dossiê. Os artigos devem versar sobre as “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”. O dossiê será coordenado por Jorge Carrega (jmcarrega@ualg.pt), Ph.D., pesquisador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve. Quaisquer questões podem ser dirigidas aos editores da revista Tropos e do dossiê. A edição especial será publicada em dezembro.

DOSSIÊ: “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”

Desde que George Méliès abriu o cinema à imaginação e Enrico Guazzoni criou o filme épico, a Europa mediterrânea tem desempenhado um papel fundamental na história da 7ª arte, graças à dinâmica criativa das indústrias de cinema francesa, italiana e espanhola, as quais por diversas vezes estabeleceram frutíferas parcerias que lhes permitiram conquistar o público internacional.

O rico legado das cinematografias oriundas do sul da Europa (França, Itália, Espanha, Portugal, Grécia e antiga Iugoslávia), e em particular dos seus mais notáveis cineastas, tem merecido a atenção de historiadores e pesquisadores de cinema, mas raras vezes estes filmes têm sido analisados segundo uma perspectiva mediterrânea, com enfoque nas características históricas, socioculturais e industriais que unem estes países e distinguem uma parte importante da sua produção cinematográfica, não apenas do cinema de Hollywood, mas também das cinematografias do centro e norte da Europa. 

A Revista Tropos convida os autores a enviarem artigos sobre os seguintes tópicos:

  • A importância histórica da co-produção cinematográfica entre os países da Europa mediterrânea;
  • Modelos e práticas de cinema transnacional na Europa mediterrânea;
  • Os gêneros populares no cinema da Europa mediterrânea;
  • A distribuição e recepção do cinema da Europa mediterrânea na Europa e nos países latino-americanos;
  • Identidades nacionais e transnacionais no cinema da Europa mediterrânea;
  • Cineastas do mediterrâneo: o filme de autor como expressão das culturas do mediterrâneo;
  • O filme de viagens na Europa mediterrânea;
  • Práticas de censura e multiversão no cinema da Europa mediterrânea.
  • Questões de raça, gênero e identidade no cinema da Europa Mediterrânea.
  • O cinema da Europa Mediterrânea e a Fortaleza Europa: a problemática da imigração vista pelo cinema.
 
Publicado: 2018-02-03
 

Revista Tropos prepara sua próxima edição para Julho de 2016

 

A revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura (ISSN 2358-212X) está preparando sua edição número 5 que será lançada em julho de 2016.

O periódico encontra-se indexado na base científica nacional Diadorim e latindex e é uma publicação semestral e gratuita editada pela Universidade Federal do Acre (Ufac), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Política e ao grupo de pesquisa Comunicação, Sociedade e Cultura do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufac. 

A Tropos possui caráter científico e é a primeira do referido curso, sendo dedicada, preferencialmente, a publicação de textos inéditos nas áreas de Comunicação e Humanidades, tendo foco multidisciplinar.

É permitida a citação de informações extraídas dos textos publicados na Revista Tropos desde que mencionada a fonte. 

 
Publicado: 2016-06-11
 

Revista Tropos do curso de Jornalismo é indexada na base científica Diadorim

 

A revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura (ISSN 2358-212X) encontra-se agora indexada na base científica nacional Diadorim (http://bit.ly/1SPZkLc). O periódico é uma publicação semestral e gratuita editada pela Universidade Federal do Acre (Ufac), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Política e ao grupo de pesquisa Comunicação, Sociedade e Cultura do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufac. 

A Tropos possui caráter científico e é a primeira do referido curso, sendo dedicada, preferencialmente, a publicação de textos inéditos nas áreas de Comunicação e Humanidades, tendo foco multidisciplinar.

A revista está dividida nas seguintes seções: artigos, resenhas, entrevistas, monografias/dissertações/teses. Todos os textos devem conter mínimo de 10 páginas e máximo de 15. Exceto as resenhas e entrevistas que devem conter mínimo de 3 e máximo de 5 páginas.

Submissões abertas

Estão abertas as submissões para a revista Tropos do curso de Comunicação Social/Jornalismo, da Universidade Federal do Acre (Ufac). Os trabalhos para a primeira edição de 2016 devem ser enviados até 30 de maio. A segunda edição da revista vai ao ar em dezembro de 2016. Para esta edição os artigos devem ser enviados até 30 de setembro.

 
Publicado: 2016-02-15
 

Segunda Edição de 2015 da Revista Tropos

 
Convidamos os pesquisadores a enviar contribuições dentro das áreas de conhecimento propostas pela revista.
 
1. Jornalismo e Sociologia, 2. Teorias da Comunicação, 3. Estudos Culturais e de Gênero, 4. Narrativas Audiovisuais, 5. Semiótica, 6. Comunicação e Cultura Visual, 7. Jornalismo e Literatura, 8. Educação para os media, 9. Comunicação e Saúde, 10. Assessoria de Comunicação, 11. Interações midiatizadas
 
Data limite para submissões: 30 de Setembro 2015 


Publicação: Dezembro de 2015
 
ISSN: 2358-212X
 
Publicado: 2015-06-13 Mais...
 

Curso de Jornalismo da Ufac publica 2ª edição da revista Tropos

 
O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) acaba de publicar a segunda edição da revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura (ISSN 2358-212X). A revista é uma publicação semestral editada pela Universidade Federal do Acre (Ufac), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Política e ao grupo de pesquisa Comunicação, Sociedade e Cultura do curso de Jornalismo da instituição.  
Publicado: 2014-12-04 Mais...
 

Primeira Edição de 2015 da Revista Tropos

 
Convidamos os pesquisadores a enviar contribuições dentro das áreas de conhecimento propostas pela revista.
 
1. Jornalismo e Sociologia, 2. Teorias da Comunicação, 3. Estudos Culturais e de Gênero, 4. Narrativas Audiovisuais, 5. Semiótica, 6. Comunicação e Cultura Visual, 7. Jornalismo e Literatura, 8. Educação para os media, 9. Comunicação e Saúde, 10. Assessoria de Comunicação, 11. Interações midiatizadas
 
A primeira edição de 2015 será publicada em junho.  

Data limite para submissões: 30 de Abril 2015 


Publicação: Junho de 2015
 
ISSN: 2358-212X
 
Publicado: 2014-12-04
 
1 a 6 de 6 itens