A POLÍTICA-ESPETÁCULO: O JOGO TEATRAL NO EPISÓDIO “AS CUSPARADAS” ENVOLVENDO JEAN WYLLYS E JAIR BOLSONARO

Autores

  • Francisco Aquinei Timóteo Queirós Universidade Federal do Acre (UFAC).

Resumo

O presente ensaio busca discutir o acontecimento “as cusparadas”, envolvendo os parlamentares Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ), ocorrido durante a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados, em 19 de abril de 2016. Tomando por base o episódio, apresentaremos o espetáculo como sucedâneo do debate político. Nesse sentido, a análise evidenciou como a singularização e a simplificação da informação centrada no escândalo envolvendo os dois deputados desloca a arena de discussão política para uma zona figurativa de “atuação” e espetáculo. Os meandros dessas questões serão discutidos sob a égide do pensamento de autores como Pierre Bourdieu, Eric Landowski e Mar de Fontcuberta. Os pontos problematizados no texto serão tensionados a partir de matérias divulgadas nos portais Folha, O Globo, Época Negócios, UOL Zero Hora. 

Biografia do Autor

Francisco Aquinei Timóteo Queirós, Universidade Federal do Acre (UFAC).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Linguagem e Práticas Jornalísticas, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Letras: Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre (2013). Professor efetivo do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (UFAC). E-mail: aquinei@gmail.com.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Tradução Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

________________. Sobre a televisão. Tradução Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

ÉPOCA NEGÓCIOS. Após voto, Jean Wyllys cospe em direção do deputado Jair Bolsonaro. Disponível em: <http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2016/04/apos-voto-jean-wyllys-cospe-em-direcao-do-deputado-jair-bolsonaro.html>. Disponível em: 16 jul. 2016.

FOLHA. Jean Wyllys e Bolsonaro trocam insultos e cusparadas em sessão. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/04/1762146-jean-wyllys-e-bolsonaro-trocam-insultos-e-cusparadas-em-sessao.shtml>. Acesso em: 16 jul. 2016.

FONTCUBERTA, Mar de. El periódico en una sociedad compleja. In: BORRAT, Héctor; FONTCUBERTA, Mar de (Orgs). Periódicos: sistemas complejos, narradores em interación. Buenos Aires: La Crujía, 2006.

GOMES, Pedro G. Mídia e Sociedade. In: Filosofia e Ética da Comunicação na Midiatização da Sociedade. São Leopoldo: Unisinos, 2006. (p. 25-55).

LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. Tradução de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 2002.

LUHMANN, Nicklas. A construção da realidade. In: A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005.

__________________. A realidade da construção. In: A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005. (p. 129-154).

MORIN, Edgar. Introducción al pensamiento complejo. Barcelona: Gedisa, 1997.

O GLOBO. Jean Wyllys admite que cuspiu ‘na cara’ de Bolsonaro.Disponível em: http://oglobo.globo.com/brasil/jean-wyllys-admite-que-cuspiu-na-cara-de-bolsonaro-19110700>. Acesso em: 17 jul. 2016.

UOL. Jean Wyllys cospe em Bolsonaro e diz que faria de novo. Disponível em: < http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/04/17/jean-wyllys-cospe-em-bolsonaro-e-diz-que-faria-de-novo.htm>. Acesso em: 17 jul. 2016.

ZERO HORA (ZH). Jean Wyllys cospe em direção a Bolsonaro durante votação. Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2016/04/video-jean-wyllys-cospe-em-direcao-a-bolsonaro-durante-votacao-5780400.html>. Acesso em: 16 jul. 2016.

Downloads

Publicado

2017-07-23

Como Citar

Queirós, F. A. T. (2017). A POLÍTICA-ESPETÁCULO: O JOGO TEATRAL NO EPISÓDIO “AS CUSPARADAS” ENVOLVENDO JEAN WYLLYS E JAIR BOLSONARO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1071

Edição

Seção

Ensaio