REPRESENTAÇÕES SOBRE GÊNERO FEMININO: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A PRESENÇA DAS MULHERES NA AMAZÔNIA

Autores

  • Samyr Alexssander Farias Leite Universidade federal do Acre

Resumo

O presente artigo analisa representações de sujeitos do gênero feminino a partir de quatro capítulos da obra: Sertões de bárbaros: o mundo natural e as sociedades indígenas na Amazônia na visão dos cronistas ibéricos-séculos XVI/XVII, de Auxiliomar Silva Ugarte; O capítulo “O país das Amazonas”, de O rio comanda a vida, uma interpretação da Amazônia, de Leandro Tocantins; Seis Meses no país da borracha, ou excursão apostólica ao Rio Juruá, 1898, de Jean-Baptiste Parrissier; Primeiro capítulo de Mulheres da floresta: Uma história Alto Juruá, Acre (1890-1945), de Cristina Scheibe Wolff; e o quinto capítulo de O Paraíso do Diabo, de Walter Hardenburg. A proposta é discutir a presença da mulher a partir de dois eixos de organização analítica: Sujeitos indígenas do gênero feminino e Sujeitos do gênero feminino nos seringais. O método de analise será orientado pela perspectiva da representação conforme Roger Chartier (1988), aliada as concepções críticas de gênero em Judith Butler (2015). Ademais, outros textos sobre as Amazônias e a temática de gênero e sexualidade serão utilizados como suportes na construção da análise. 

Biografia do Autor

Samyr Alexssander Farias Leite, Universidade federal do Acre

Formado em História pela Universidade Federal do Acre e atual mestrando em Letras (Linguagem e idetidades) pela UFAC.

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. São Paulo: Cortez, 2012.

ALBUQUERQUE, Gerson Rodrigues. Trabalhadores do Muru, o rio das cigarras. Rio Branco: EDUFAC, 2005. 177 p. (Série Dissertações e teses – 8).

ALBUQUERQUE, Gerson Rodrigues. História e historiografia do Acre: notas sobre os silêncios e a lógica do progresso. Texto base para Conferência de encerramento da XIV Semana de Estudos Históricos, promovida pelo CFCH – UFAC. Rio Branco, 2009. 22 p.

BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. 8ª edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução Angela S. M. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2006.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Trad. de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editora, 1988, 244 p.

EAGLETON, Terry. “Versões de cultura”. In: A ideia de cultura. Trad. Sandra Castelo Branco. São Paulo. Editora da UNESP, 2005.

GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994.

HARDENBURG, Walter. The Puntamayo: The devil´s Paradise. Traduzido por Hélio Rocha; São Carlos, 2016. p. 113- 144.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Terra à vista: discurso do confronto: velho e novo mundo. São Paulo: Cortez, 1990.

PARRISSIER, Jean-Baptiste. “Seis meses no país da borracha, ou excursão apostólica ao Rio Juruá, 1898”, pp. 01-60. In CUNHA, Manuela Carneiro da. (org.). Tastevin, Parrissier: Fontes sobre índios e seringueiros do Alto Juruá. Rio de Janeiro: Museu do Índio, 2009.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 1ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

TOCANTINS, Leandro. O rio comanda a vida: uma interpretação da Amazônia. Rio de Janeiro: Bibliex, 1973. p. 31-40.

UGARTE, Auxiliomar Silva. Sertões de bárbaros: o mundo natural e as sociedades indígenas na Amazônia na visão dos cronistas ibéricos – séculos XVI/XVII. Manaus: Valer, 2009. p. 169- 347.

WOLFF, Cristina Scheibe. Mulheres da floresta: uma história: Alto Juruá, Acre (1890- 1945). São Paulo: HUCITEC, 1999. p. 41- 91.

Downloads

Publicado

2017-07-23

Como Citar

Farias Leite, S. A. (2017). REPRESENTAÇÕES SOBRE GÊNERO FEMININO: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A PRESENÇA DAS MULHERES NA AMAZÔNIA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1191

Edição

Seção

Artigos