MÚSICA PARA OS SUJEITOS SURDOS: EXPRESSIVIDADE E PARALINGUAGEM

Autores

  • Vivian Gonçalves Louro Vargas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE http://orcid.org/0000-0002-1515-5828
  • Alexandre Melo de Sousa Universidade Federal do Acre
  • Lucas Vargas Machado da Costa Universidade Federal do Acre

Resumo

O artigo busca mostrar como a música é sentida pelos surdos. Inicia-se relatando a estranheza de pessoas ouvintes no princípio de seu contato com as pessoas surdas ao perceber o interesse deles pela música. Enfatiza que eles têm uma forma de apreciá-la diferente daqueles que ouvem, necessitando do profissional tradutor/intérprete de língua de sinais para compreender o objeto por ela abordado, utilizando-se de marcas não manuais para transmitir a expressividade inerente à música. Analisa-se quem é este profissional e a importância de seu trabalho para a inserção e participação do surdo na sociedade. Para exemplificar a diversidade de percepções da música por surdos e ouvintes, é mencionado o filme “A família Berlier”, mostrando a diferença da experiência de uma família em relação à música, sendo que três de seus membros são surdos e um ouvinte.

Biografia do Autor

Vivian Gonçalves Louro Vargas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Mestranda em Letras: Linguagem e Identidade (UFAC). Possui graduação em Letras / Inglês (2004) e Pedagogia (2009) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Pós Graduação Lato Sensu em Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo Centro Universitário do Instituto de Ensino Superior COC. Atuou como Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais em escolas da rede estadual e municipal de Juiz de Fora/MG. Tem experiência na área de Educação. Possui certificado de Proficiência em Tradução e Interpretação da LIBRAS-Língua Portuguesa-Libras. É Professora da área de Libras da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre

*Graduado em Letras, Especialista em Ensino de Língua Portuguesa, Mestre em Linguística Aplicada ao Português e Doutor em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará. Professor adjunto da Universidade Federal do Acre. Coordena o Projeto Atlas Toponímico da Amazônia Ocidental Brasileira (Projeto ATAOB). É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (UFAC) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), atuando na área de Descrição e Análise Linguística.

Lucas Vargas Machado da Costa, Universidade Federal do Acre

Graduado em Pedagogia; especialista em Libras - Agente Bicultural; graduando de Letra Libras. Certificação de Proficiência no uso e ensino de Libras - Nível Médio - Ministério da Educação. Atuou como professor de Libras nas redes Municipal, Estadual e Federal, e em cursos particulares. Atua como Professor Substituto do Magistério Superior na Universidade Federal do Acre na área de Libras e no Centro de Estudo de Línguas. 

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Publicado

2017-07-23

Como Citar

Vargas, V. G. L., Sousa, A. M. de, & Costa, L. V. M. da. (2017). MÚSICA PARA OS SUJEITOS SURDOS: EXPRESSIVIDADE E PARALINGUAGEM. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1209

Edição

Seção

Artigos